AXN White | Os 5 momentos mais marcantes da relação de Claire e Jamie em "Outlander" (T1-T3)

Outlander

No arranque deste novo ano, o AXN White começa com o pé direito e oferece aos seus espectadores a oportunidade de ver a quarta temporada da apaixonante série "Outlander", todas as segundas-feiras às 21:25h, a partir de janeiro. 

Assinala-se este regresso a um mundo fantástico que transcende tempo e espaço com a recordação dos cinco momentos mais marcantes da relação de Claire Randall e Jamie Fraser. Só para amantes deste épico fantasioso de época! 

"Outlander" é uma empolgante ficção histórica baseada na saga de romances de viagens no tempo escritos por Diana Gabaldon e inicialmente publicados a partir de 1991. A saga toca diversos momentos icónicos da História do mundo ocidental, como a Revolução Escocesa ou a Guerra da Independência Americana. No centro de toda a narrativa encontramos a paixão intensa entre os protagonistas Claire e Jamie, interpretados na série por Caitriona Balfe ("Les Mans '66: O Duelo") e Sam Heughan ("Bloodshot").

A intensa relação entre a inglesa que inesperadamente se vê transportada 200 anos para o passado e o Guerreiro Escocês começa como uma imposição, com Claire a casar com Jamie como exercício de proteção pessoal, mas evolui para muito mais: uma escolha, com repercussões no passado (século XVIII), presente (neste caso o início da narrativa, década de 1940) e futuro (as décadas seguintes do século XX nas quais Claire se move).

A paixão entre Jamie e Claire não é senão incendiária. À medida que, na entrada da quarta temporada, começam a preparar uma nova vida como colonos da Carolina do Norte nos novos e empolgantes Estados Unidos, recuperamos agora 5 dos momentos mais memoráveis desta relação escrita nas estrelas (spoilers para quem nunca viu as temporadas mencionadas).

5 - JAMIE FORÇA CLAIRE A REGRESSAR AO SEU TEMPO 

Esta lista arranca com um dos momentos mais tristes e tensos de todos os episódios de "Outlander". É no capítulo fulcral "Dragonfly in Amber" (Temporada 2, episódio treze), que é coincidentemente também o nome do segundo livro da saga literária "Outlander", que Jaime força Claire a regressar ao seu tempo cronológico, ao século XX.

Neste emocionante final de temporada Jamie prepara-se para combater na Batalha de Culloden, a qual historicamente dizimou um vasto número de guerreiros escoceses das Highlands. Devido à informação dada por Claire, Jamie sabe já que é impossível vencerem a batalha, que é muito provável ser morto ou capturado como consequência e que nada mais pode fazer para evitar este confronto sangrento que colocou em oposição um exército britânico preparado e armado até aos dentes e um grupo de guerreiros escoceses a lutar com ferramentas rudimentares de guerra, criando um imenso desequilíbrio.

É devastador ver Jamie e Claire a despedirem-se, com Claire grávida e desesperada perante a hipótese de voltar ao seu tempo. Quando acompanhamos Claire de regresso ao seu presente, encontramo-la chocada, nostálgica e a lamentar a perda de Jamie, que na altura pensava ser permanente.

4 - JAMIE SALVA CLAIRE DO JULGAMENTO POR BRUXARIA

Se alguém iria tornar-se vítima da enorme caça às bruxas que se foi perpetuando ao longo de muitos séculos, seria certamente uma Claire, profissional de saúde, atirada para duzentos anos atrás e a tentar continuar a salvar pessoas recorrendo a conhecimentos médicos modernos.

Quando Claire se encontra em enorme perigo, condenada por bruxaria junto a outra viajante no tempo, no episódio "The Devil's Mark", que consta por duas vezes nesta lista tal foi a sua importância em termos de desenvolvimento narrativo, está a ser chicoteada quando Jamie por fim retorna da sua viagem e salva Claire, ameaçando uma tribuna inteira no processo, bem como toda a sua audiência. É aqui que o típico heroísmo e honra de Jamie se fazem representar de forma mais evidente, num episódio marcado por emoções ao rubro.

3 -  CLAIRE ESCOLHE JAMIE E FICA NO PASSADO 

Apesar de Claire depressa se ter visto rendida aos muitos charmes do jovem Jamie, a verdade é que se manteve dividida, recordando o seu marido Frank, que continuava à sua procura desesperadamente na década de quarenta do século XX. Grande parte da primeira temporada é passada com Claire a tentar voltar para casa, e quando finalmente Jamie a leva até às pedras, no episódio "The Devil's Mark" - episódio 11 da primeira temporada - depois de lhe contar toda a verdade, aguardamos com ansiedade o momento em que Claire regressa ao seu presente.

Contudo, isso nunca acontece. Claire regressa pelo caminho que percorreu anteriormente e encontra Jamie em grande sofrimento, e depressa se entrega ao seu novo marido. Este é um dos momentos mais decisivos de toda a série, pois implica uma viragem: Jamie foi o escolhido, o passado vence como o novo destino de Claire Randall - agora em pleno Claire Fraser, Senhora de Lallybroch.

2 - A PRIMEIRA NOITE 

Por mais enternecedoras que sejam as conversas e atos partilhados entre Claire e Jamie ao longo das várias temporadas de "Outlander", a verdade é que a grande maioria dos fãs desta série tem uma particular paixão pelas suas cenas mais intimas e intensas. O episódio The Wedding -  Episódio 7  - combina tudo o que os apreciadores desta grande jornada épica mais gostam na série.

Na sua noite de núpcias Jamie e Claire conversam durante horas, fazem amor pela primeira vez e conhecem-se de uma forma muito mais notória e livre. É aqui que Claire se entrega pela primeira vez, esquecendo-se temporariamente do sentimento de culpa que sente por estar agora dividida entre dois tempos e dois homens. É também neste episódio, e nestas cenas em particular, que compreendemos a química avassaladora que une os dois interpretes, tão bem escolhidos para estes seus papéis.

1 - O GRANDE REENCONTRO 

Para quem já viu "Outlander", como é recomendável para quem leia este artigo, um dos momentos mais aguardados forma-se entre a segunda e a terceira temporada e reveste-se de uma antecipação quase impossível de conter. Quando Claire abandonou Jamie e voltou ao século XX, grávida da filha de ambos, foi Frank que criou Brianna como sua. Contudo, Claire nunca perdeu inteiramente a esperança de voltar a ver o seu guerreiro escocês, não obstante o facto de o tomar por morto.

É assim que vinte anos se passam até ter conhecimento de que Jamie não morreu na Batalha, como julgava. O grande reencontro dá-se na altura em que Jaime, mais velho, gere um negócio de impressão na capital da Escócia, com o seu passado revolucionário dormente. Claire começa com os seus preparativos para voltar ao passado, embora passe pelo doloroso processo de se despedir da filha.

Estes eventos, que acontecem no episódio 5 da temporada 3 - "Freedom & Whisky" - seguem-se após vários capítulos em que acompanhamos Jamie e Claire separadamente. Desta forma, o reencontro é ainda mais urgente e emocionante.

Agora, preparamos-nos para encontrar mais momentos preciosos na vida deste casal à medida que Claire e Jamie Fraser recomeçam a sua vida a dois na Carolina do Norte, onde enfrentaram inúmeros novos desafios e batalhas.

Para ver, todas as segundas-feiras, pelas 21:25h, no AXN White. 

AXN White