Da adrenalina das sequências de ação aos efeitos especiais criados, as longas-metragens a ver no Megafilmes em abril de 2024 garantem histórias épicas e desenvolvimentos inesperados.
Domingo após domingo, sempre pelas 21h55, o AXN apresenta grandes personagens e narrativas imperdíveis:
BRAVEN A 7 DE ABRIL
Um filme de ação canadiano, “Braven” conta com a estrela Jason Momoa (“Game of Thrones”, “Aquaman”) no papel central e titular – Joe Braven. Chegado o inverno, Joe desloca-se à cabana do seu pai para a fechar e depara-se com o impensável: este local tornou-se um esconderijo de cocaína. E eis que se apercebe que a cabine está a ser vigiada por homens armados e que a sua filha Charlotte, que o acompanhou na viagem, também se encontra na cabana.
Com um orçamento estimado de 5 milhões de dólares, não faltaram efeitos especiais a esta narrativa de ação tensa. O CGI foi utilizado para criar ambientes realistas, bem como para simular a presença de animais selvagens neste local remoto e perigoso. Além dos efeitos especiais criados em computador, “Braven” recorreu também à utilização de efeitos práticos para criar explosões.
Além disso, a maquilhagem e próteses foram também essenciais para criar feridas realistas. O filme foi elogiado pela natureza imersiva desta combinação entre efeitos práticos e digitais.
TUDO EM TODO O LADO AO MESMO TEMPO A 14 DE ABRIL
Aqui, Evelyn Wang é uma imigrante chinesa nos Estados Unidos que utiliza os seus superpoderes para estar em todo o lado ao mesmo tempo. O seu objectivo? Acabar a declaração de impostos e impedir que a sua lavandaria vá à falência. E, claro, salvar o multiverso de uma ameaça catastrófica.
“Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo”, ou “Everything Everywhere All at Once”, realizado pela dupla The Daniels, contou com um orçamento de 25 milhões de dólares. Bastante modesto para a narrativa de que se trata, uma história de multiverso que nos mostra, com efeitos especiais estupendos, a magnitude de todo o mundo.
Esta comédia de ficção científica ganhou mais de 400 prémios ao longo da sua temporada, entre eles 7 Óscares (nomeadamente Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Atriz e Melhor Realização).
A criatividade é a palavra de ordem. Com uma equipa pequena (apenas 7 pessoas estão creditadas pelos efeitos visuais) e recursos financeiros limitados, o engenho contribuiu (em muito) para a criação desta produção impressionante.
PLANETA DOS MACACOS: A REVOLTA A 21 DE ABRIL
“Planeta dos Macacos” é um dos mais bem-sucedidos franchises de ação na história do cinema e a 21 de abril, pelas 21h55, regressa ao AXN com este capítulo estreado em 2014.
Anos depois de o vírus ALZ-113 ter causado uma epidemia que praticamente dizimou a Humanidade (mais precisamente no ano de 2026), a Terra é dominada por uma raça de símios liderada por Caesar, um macaco dotado de inteligência e instinto superior. Sem qualquer contacto com seres humanos durante cerca de uma década, alguns macacos deparam-se com um grupo de sobreviventes que pertencem a uma réstia quase extinta de pessoas. Mediante o perigo de ataque, ambas as espécies tentam mostrar a sua supremacia.
O filme é protagonizado por Andy Serkis como César, o líder dos macacos evoluídos, ao lado de nomes célebres como Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell, Toby Kebbell e Kodi Smit-McPhee.
“Dawn of the Planet of the Apes” foi inaugural em duas tecnologias: a captura de movimentos e a captura facial. Os atores que representavam macacos usavam fatos especiais, cobertos de pontos, captados pelas câmaras e mais tarde utilizados para criar macacos digitais muito realistas.
Além disso, também as expressões faciais dos intérpretes foram captadas com grande detalhe de forma a permitir que a tecnologia usada para criar os macacos lhes pudesse conferir emoções complexas e micro-expressões. “Planeta dos Macacos: A Revolta” foi inclusive nomeado para o Óscar de Melhores Efeitos Visuais.
MILE 22 A 28 DE ABRIL
Os Megafilmes ao domingo no AXN e no mês de abril fecham no dia 28 com “Mile 22”, longa-metragem de ação protagonizada por Mark Wahlberg e Lauren Cohan. Em “Mile 22”, a Divisão de Atividades Especiais da CIA lida com operações secretas e sem registo oficial. Na narrativa, acompanhamos uma missão arriscada: extraditar da Indonésia um agente com informações muito sensíveis.
Para a criação da obra, contribuíram essencialmente efeitos práticos em vez de digitais. Destaca-se um trabalho exímio com duplos, que leva a uma ação forte e visceral. Para fãs de ação clássica, há também explosões e disparos em abundância. A pirotécnica destaca-se, mas os efeitos especiais foram ainda assim precisos para dar vida aos cenários mais improváveis da história.
Ao longo do mês de Abril, os Megafilmes regressam ao AXN. Aos domingos, pelas 21h55, como é da praxe!