Em julho de 2022, o AXN apresenta um ciclo de cinema para todas as gerações que dá pelo nome de ‘Sagas sem Fim’. Todos os sábados do mês, a partir das 18h00, são o palco perfeito para a celebração de grandes sagas clássicas.
Apresentamos os filmes a exibir e contextualizamos as prequelas, sequelas e tudo o mais que lhes diz respeito.
2 de julho – G.I.JOE – O Ataque dos Cobra (2009, às 18h00 ) e G.I.JOE – Retaliação (2013, às 20h00)
A começar no dia 2 de julho, apresentam-se dois filmes do universo “G.I Joe”. Esta é uma saga de filmes de ficção científica com forte influência de temáticas militares e de ação. Originalmente, este universo baseia-se num brinquedo desenvolvido pela Hasbro – precisamente o G.I Joe e tem também por detrás um universo rico de banda-desenhada e outras representações nos media.
Por exemplo, uma série de televisão animada lançada entre 1985 e 1986 e que se centrava numa força de elite especial que lutava contra terroristas.
Em 2009, com “O Ataque dos Cobra”, surgiu o grande primeiro filme de Hollywood de imagem real que colocava estas personagens no grande ecrã. Nomes como Dennis Quaid, Channing Tatum ou Marlon Wayans ocuparam os papéis centrais.
No ano de 2013, com a sequela “Retaliação”, Dwayne Johnson, Channing Tatum ou Bruce Willis continuaram a luta eterna contra os seus inimigos mortais – os Cobra.O ciclo “Sagas Sem Fim” é a oportunidade perfeita para ver ou rever estas aventuras.
Ainda a 2 de julho – Jumanji – Bem-Vindos à Selva (2017, às 21h55) e Jumanji – O Nível Seguinte (2019, às 23h57)
“Jumanji” é uma saga perfeitamente atemporal, que teve a sua primeira interpretação em 1995 – na altura com o eterno Robin Williams no papel central e Kirsten Dunst ainda em criança, também como co-protagonista. Nesta comédia familiar de aventura, um grupo de miúdos descobrem um jogo de tabuleiro mágico e, depois de libertarem um homem preso há décadas dentro deste livro, deparam-se com inúmeros perigos que apenas irão parar se terminarem o jogo.
“Bem-vindos à Selva” e “O Nível Seguinte” são de certa forma sequelas deste universo, que, mais de 20 anos depois, nos colocam em contacto com novas personagens. Quatro adolescentes são sugados para dentro de um vídeo de jogo – claro que o mundo digital entretanto foi incorporado nesta nova versão – e a única maneira de escaparem é vencerem o jogo. Embora a premissa seja a mesma, novas aventuras nos esperam nestes capítulos que se encontram repletos de pequenas (ou grandes) alusões ao clássico de 1995.
9 de julho – A Máscara de Zorro (1998, às 18h00) e A Lenda de Zorro (2005, às 20h20)
Zorro – ou Don Diego de La Vega – é uma figura justiceira mesmo muito antiga, criada pelo escritor norte-americano Johnston McCulley em 1919. Com uma mitologia rica, tornou-se verdadeiramente conhecida do grande público em 1998 com o filme protagonizado por Antonio Banderas, Anthony Hopkins e Catherine Zeta-Jones.
Na obra “A Máscara de Zorro”, Hopkins dá vida a um envelhecido Zorro que – motivado pelo seu próprio sentimento de vingança – treina um jovem ladrão que procura vingar a morte do irmão. Esse jovem é o Alejandro Murrieta de Banderas, que para várias gerações ficaria conhecido como Zorro. No sábado, dia 9 de julho, surge a oportunidade perfeita para rever estes dois filmes icónicos na história do cinema.
Ainda a 9 de julho – Os Bad Boys (1995, às 22h35) e Os Bad Boys II (2003, às 00h42)
A saga (ou franchise) “Bad Boys” é uma comédia de ação (buddy cop comedy no inglês) sobre dois detetives da Polícia de Miami. São interpretados no cinema, desde 1995, por Will Smith como o Detetive Mike Lowrey e por Martin Lawrence como o Detetive Marcus Burnett. No AXN, o ciclo ‘Sagas sem Fim’ recupera os dois primeiros filmes da saga – ambos realizados por Michael Bay.
Esta é a oportunidade perfeita para rever este conteúdo, que entretanto teve nova sequela em 2020 e que poderá ainda regressar no futuro. A título de curiosidade, a série “L.A’s Finest”, emitida entre 2019 e 2020, é um spin-off destes filmes, quase como uma ‘versão feminina’ deste mundo. A sua casa em Portugal foi também o AXN, podendo ser encontrada no AXN NOW.
16 de julho – Hulk (2003, às 18h00) e O Incrível Hulk (2008, às 20h20)
O Dr. Bruce Banner ou o ‘incrível Hulk’ é atualmente uma figura muito familiar para qualquer amante da cultura pop e um dos membros dos Vingadores. Surgiu pela primeira vez na Marvel Comics, tendo sido criado por Stan Lee (argumento) e por Jack Kirby (visual).
O número seminal da banda-desenhada “The Incredible Hulk” foi publicado em maio de 1962 e se atualmente toda a gente o conhece como “Avenger”, a verdade é que foram estes filmes em nome próprio que o tornaram um nome na ponta da língua de qualquer um. Nestes dois filmes de ação e ficção científica, será possível recordar ou conhecer pela primeira vez a história de Banner.
No filme de 2003, o herói invulgar é interpretado por Eric Bana. Já na versão de 2008, o papel passou para Edward Norton. Desde 2012 e até agora, na MCU, estamos habituados a ver Mark Ruffalo na sua pele.
Ainda a 16 de julho – Hellboy (2004, às 22h20 ) e Hellboy II – O Exército Dourado (2008, às 00h25)
As narrativas fantásticas de aventura “Hellboy”, tanto no caso do primeiro como do segundo filme que se apresentam a 16 de julho no AXN, contaram com a realização de Guillermo del Toro (“A Forma da Água”). Este verdadeiro mestre da fantasia e do gótico popularizou a história de “HellBoy” ,um anti-herói que entra dentro do arquétipo “trágico”.
O “Hellboy”, um demónio que se considera mais humano que demoníaco, defende a Humanidade contra as forças do mal. Esta mitologia rica tem as suas origens nas novelas gráficas publicadas pela Dark Horse Comics, com ilustração e argumento por Mike Mignola.
23 de julho – Charlie’s Angels Potência máxima (2003, às 18h00) e Os Anjos de Charlie (2019, às 19h50)
Quando pensamos em “Anjos de Charlie”, a nossa mente remete-nos imediatamente para o clássico de aventura protagonizado no início dos anos 2000por Lucy Liu, Drew Barrymore e Cameron Diaz. Ora, no dia 23 de julho, a programação sagas sem fim do AXN exibe o segundo filme deste universo mas segue-lheuma novíssima versão: “Os Anjos de Charlie” de 2019, que conta com novos ‘Anjos’ – Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska.
Desse lado, poderão comparar ambos os universos e as formas como se aproximam e distanciam.
Ainda a 23 de julho – O Fantástico Homem-Aranha (2012, às 21h55) e O Fantástico Homem-Aranha II: O Poder do Electro (2014, às 00h15)
No último ano pudemos ver finalmente todos os intérpretes de uma das personagens mais queridas da Sony e da Marvel a unirem-se no grande ecrã: o ‘spidey’ de Tobey Maguire, o de Andrew Garfield e o de Tom Holland. Para aqueles a quem a memória já falha, “O Fantástico Homem-Aranha”, é a versão do Spider Man que conta com Garfield a interpretar a personagem.
No dia 23 é possível ver os seus dois filmes a solo. Quanto a “O Fantástico Homem-Aranha” de 2012, a sua data de estreia foi marcada para coincidir com os 50 anos desde o lançamento da primeira banda-desenhada do Homem Aranha/ Peter Parker. Tinham também passado 10 anos desde que a versão com Tobey Maguire havia chegado ao cinema. Talvez esta seja uma boa oportunidade para rever estes dois filmes e decidir de que forma se encaixam no rating de todas as obras do aranhiço favorito de todos nós.
A 30 de julho – Homem-Aranha – Regresso a Casa (2017), Homem-Aranha – Longe de Casa (2019), Homem-Aranha (2002), Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha 3 (2007)
A programação “Sagas sem Fim” termina em altas com grande parte da restante filmografia do universo Homem-Aranha. No dia 30, a super-maratona leva-nos numa viagem do presente para o passado. Começamos com os filmes protagonizados por Tom Holland e acabamos com os primeiros filmes do ‘spidey’ no cinema. Poderás recordar todas as aventuras do super-herói mais afável entre a equipa dos Vingadores e decidir qual o melhor capítulo.
Em termos de registo, os filmes com Holland no papel de Peter Parker e Zendaya como M.J têm um toque de comédia mais notório; por outro lado, “Homem-Aranha” (2002) introduziu este mundo aos grandes ecrãs e terá sempre um lugar especial nos nossos corações…
De 2 a 30 de julho, as Sagas Sem Fim estão no AXN!