Entre 1 e 31 de agosto de 2022, o AXN Movies exibe de segunda a sexta-feira, sempre pelas 21h10, uma coleção de grandes comédias inesquecíveis. Escolhemos os 10 melhores filmes de comédia, a descobrir com o especial Verão de Comédia.
A nossa selecção faz-se por ordem de exibição. Ao fim de contas, de outra forma não seríamos capazes de decidir quais destas obras merecem um lugar cimeiro!
1 – Amor e Amizade (exibe a 4 de agosto, às 21h10)
“Amor e Amizade”, no original “Love & Friendship”, é uma comédia irlandesa pouco invulgar, realizada por Whit Stillman (aclamado realizador, nomeado ao Óscar por “Metropolitan”).
Com Kate Beckinsale e Chloë Sevigny nos papéis centrais, esta é a história de uma jovem viúva que, no século XVIII, procura arranjar marido para si e para a sua filha. Isto ao mesmo tempo que procura evitar rumores coloridos que circulam sobre si na Alta Sociedade da época.
Porque é este um dos melhores filmes de comédia? Whit Stillman utilizou o seu material fonte, a novella “Lady Susan”, da autoria da eterna Jane Austen, e criou uma versão cinematográfica leve que, sem ceder demasiado aos caprichos do século XXI, é deliciosamente divertida.
2 – Capitão Falcão (exibe a 9 de agosto, às 21h10)
Das heroínas imortais do universo literário de Jane Austen à história do primeiro super-herói 100% português (e 100% fascista). Um dos mais imperdíveis destaques de programação do AXN Movies, neste mês de agosto, é “Capitão Falcão”, a história incrivelmente sarcástica de um super-herói ao serviço do Estado Novo.
Por Salazar, o Capitão Falcão irá opor-se a todas as ameaças que possam colocar em risco a Nação. Ao seu lado, como qualquer herói que valha a pena, tem um fiel parceiro de luta, o seu “sidekick”, o Puto Perdiz. Gonçalo Waddington (“Patrick”, “As Mil e Uma Noites”), um dos atores mais afamados do cinema português, está imperdível na pele de Falcão mas David Chan Cordeiro (um coordenador de duplos que trabalha em Hollywood) não lhe fica nada atrás no que diz respeito à fisicalidade do Puto Perdiz. Juntos, ninguém os pára.
3 – Magic Mike XXL (exibe a 10 de agosto, às 21h10)
“Magic Mike XXL” é a sequela de 2015 do filme de 2012 “Magic Mike”. É, diga-se de passagem, uma continuação de gigante sucesso e para lá de antecipada. Nesta comédia com muita música e dança, passaram três anos desde que Mike (Channing Tatum) deixou a vida de stripper, precisamente quando a sua carreira se encontrava no topo. Agora, os restantes membros dos King of Tampa também estão prontos para dizer adeus aos palcos do strip. Mas não antes de uma última grande performance, capaz de deixar toda a gente de queixo caído.
Desde há 10 anos atrás, “Magic Mike” tornou-se num fenómeno de popularidade que vai para lá do cinema. O espetáculo de Cabaret ao vivo, para maiores de 18, que já passou por locais como Las Vegas e Londres, continua a alimentar a paixão por esta história. Curiosamente, a narrativa baseia-se vagamente nas histórias de vida de Tatum (que foi dançarino exótico antes de conseguir chegar ao estrelato).
4 – Uma Sogra de Fugir (exibe a 11 de agosto, às 21h10)
A apresentação dos 10 melhores filmes de comédia a exibir no AXN Movies em agosto não poderia deixar de passar por “Uma Sogra de Fugir”, um clássico entre as comédias românticas e com boas razões para isso. Não só as disputas entre sogras e enteadas sempre foram bom material para texto (e imagens) cómicas, como este filme de 2005, que em inglês apresenta o título hilariante “Monster-in-Law” opõe, nos papéis centrais de sogra e enteada duas figuras que não podiam ser mais célebres – Jennifer Lopez (“Ousadas e Golpistas”) e a grande Jane Fonda (“Grace and Frankie”).
Aqui, depois de anos à procura do homem dos seus sonhos, Charlotte (Lopez) encontra finalmente o seu par para a vida. Atrelada vem a mãe do seu prometido, a mulher dos seus pesadelos (Fonda).
5 – Get Smart – Olho Vivo (exibe a 12 de agosto, às 21h10)
“Get Smart – Olho Vivo” (2008) é uma das mais divertidas comédias de aventura da primeira década do século XXI e chega ao “Verão de Comédia” do AXN Movies no próximo dia 12 de agosto. Apatetada no melhor dos sentidos, esta é uma aventura de ação na qual encontramos Steve Carell e Anne Hathaway no papel de agentes secretos emparelhados e com a missão de salvar o mundo. Para isso, acabam do outro lado do mundo, a enfrentar riscos inimagináveis (mas sempre com o astral bem no alto).
E apesar de esta ser, acima de tudo, uma comédia, houve muito trabalho de ação com duplos. Por exemplo, há uma cena real de queda livre a partir de um avião, a qual tem cinco minutos de duração e foi gravada sempre ao pôr-do-sol, ao longo de quatro semanas e com mais de 70 saltos. Mais razões para apreciar este trabalho!
6 – Deuce Bigalow: Um Gigolo na Europa (exibe a 15 de agosto, às 21h10)
“Deuce Bigalow: Um Gigolo na Europa” (2005) é a continuação do primeiro capítulo de “Deuce Bigalow” (lançado em 1999). Deuce é um gigolo que, depois de ter decidido deixar o mundo da prostituição para trás, voa até Amesterdão para salvar o seu antigo chulo, T.J Hicks (Eddie Griffin), de uma ameaça de morte que paira no ar. Salvar o seu amigo significará também ter de voltar a explorar a indústria do sexo.
Esta é uma história perfeita para os amantes de comédias inconvenientes e politicamente incorretas e conta com Rob Schneider, também co-responsável pela criação das personagens, no papel central. No final dos anos 1990 e no início da década seguinte, Schneider foi uma presença muito forte no mundo da comédia, com o seu “Deuce Bigalow” mas também com outras aventuras absurdas de sucesso, como “Um Corpo Perfeito” (filme de troca de corpos, em que Scheider e Rachel McAdams interpretam a mesma personagem).
7 – Quero-te Tanto! (exibe a 18 de agosto, às 21h10)
E eis que voltamos, uma vez mais, ao cinema em português, com “Quero-te Tanto!”, uma comédia verdadeiramente criada à escala nacional e que por isso não deixa de ser capaz de satisfazer todas as necessidades do género da comédia romântica. Realizado por Vicente Alves do Ó e com Pedro Teixeira e Benedita Pereira nos papéis principais, esta é uma história alegre e que ao mesmo tempo reflete muito bem o que é pertencer à “geração à rasca”.
No centro da narrativa temos um casal jovem e não-conformista que, perante uma situação de enorme fragilidade financeira e uma família em quem pensar, se envolve num esquema louco mas inocente. Pepê e Mia chegam a ser presos, mas eis que o seu invulgar relato acaba por apaixonar Portugal inteiro.
8 – Ex-Mulher Procura-se (exibe a 22 de agosto, às 21h10)
Este filme de 2010 integra a nossa seleção de 10 melhores filmes de comédia para ver no AXN Movies, em agosto, não fosse protagonizado por duas estrelas imperdíveis do firmamento de Hollywood (Jennifer Aniston e Gerard Butler) e não fosse a sua história verdadeiramente deliciosa. Aqui, Milo Boyd (Butler) é um caçador de recompensas, entregando criminosos à lei em troca de dinheiro. Uma ocupação que já vem do tempo dos cowboys e não é, por isso, menos atual. A missão mais recente de Milo é prender a jornalista Nicole (Aniston), nada mais nada menos do que a sua ex-mulher.
Contudo, Nicole está a investigar um caso de homicídio nas mais altas esferas da sociedade e, caso queiram manter-se em segurança. Milo e Nicole terão mesmo de conseguir pôr as suas divergências para trás das costas e unir-se. Isto se quiserem sobreviver…
9 – Ted 2 (exibe a 24 de agosto, às 21h10)
Basta olhar para as credenciais de “Ted” para compreender porque é que este filme de comédia é importante. Tanto “Ted” (2012) como “Ted 2” (2015) contaram com a criação, argumento e co-protagonismo de Seth MacFarlane, acima de tudo reconhecido pela criação das séries de comédia “Family Guy” e “American Dad!”. Em “Ted”, MacFarlane, também ele ator, dá voz à personagem titular Ted, um ursinho de peluche que inesperadamente ganhou vida.
Ted é o melhor amigo de John Bennett (Mark Wahlberg) e a parelha é inseparável desde a infância de John. Mas o que é que acontece quando chega a altura de escolher entre o ursinho ou a namorada? Esta foi a premissa do primeiro filme “Ted”. No segundo, torna-se tudo ainda mais complicado, quando Ted encontra o amor junto de Tami-Lynn (Jessica Barth). Agora, para se poder qualificar a ser pai, Ted terá de provar que é uma pessoa em contexto de tribunal.
10 – Aonde é que para a Polícia (exibe a 29 de agosto, às 21h10)
Fechamos esta lista em chave de ouro com a exibição, a 29 de agosto, uma vez mais pelas 21h10, de “Aonde é que para a Polícia”, obra de 1988 que, entre todas as aqui mencionadas, já chegou verdadeiramente ao estatuto de clássico da comédia. Seja a influência do tempo, seja a hilariante presença de ecrã do já falecido Leslie Nielsen, a verdade é que este “Naked Gun” (no original), é transversal a várias gerações.
Neste primeiro filme, que se desdobra numa trilogia, com o segundo e o terceiro capítulo a serem exibidos a 30 e 31 de agosto respetivamente, o sempre incompetente Detetive Frank Drebin terá de impedir uma tentativa de homicídio. E que vida está em risco? Nada mais, nada menos, do que a da Rainha Isabel II.