É a 19 de março que se celebra o Dia do Pai e, para assinalar o data, o AXN avança com uma sessão repleta de grandes pais do cinema. Nesse sábado muito especial, a partir das 14h35, exibem seis filmes que pretendem assinalar a ocasião. Estas são longas-metragens que todos e todas podemos ver, em família, no sofá, com os nossos pais. Mas quem são os pais destas obras?
O EXPATRIADO (2012) – O primeiro filme a exibir neste dia do pai é “O Expatriado”, ou “Erased”, no original, uma narrativa que em tudo se adequa ao sentimento desta data. Este thriller de ação acompanha a história de Ben Logan, um viúva expatriado, que se mudou de Nova Iorque para a Antuérpia com a sua filha Amy, com quem mantém uma relação algo distante. Sem se aperceber, Ben acaba envolvido numa enorme conspiração relacionada com tráfico de armamento, a qual escala até aos níveis mais altos da Inteligência norte-americana. Ben, um antigo agente secreto em desgraça, tem dificuldade em encontrar um contacto de confiança. Quer queiram quer não, Ben e Amy partem numa aventura perigosa que irá fortalecer a sua relação.
BLOOD FATHER – O PROTETOR (2016) – protagonizado por Mel Gibson, este drama criminal de ação exibe às 16h27 no Dia do Pai e apresenta-nos uma história que depende, em primeiro lugar, de uma dinâmica entre pai e filha. John Link (Gibson) é um ex-presidiário, agora um tatuador que, com muita dificuldade, se mantém sóbrio. Todavia, a sua vida quase normal é virada do avesso quando recebe um telefonema desesperado da sua filha Lydia (Erin Moriarty), com quem mantém uma relação afastada. John e Lydia terão de fugir de um cartel mexicano, navegando um mundo perigoso, onde as alianças são fracas e os intervenientes pouco dados a misericórdia. Será que este pai desorientado conseguirá salvar a filha deste pesadelo? Na sua génese, a lição do filme é simples e essencial para este dia: um pai fará de tudo para proteger os seus filhos.
NOITE EM FUGA (2015) – outro filme de ação para ver neste dia, por volta das 18h00, mais uma narrativa de ação com heróis do género: Liam Neeson (Taken”) e Ed Harris (“Westworld”). A relação entre pais e filhos é abordada uma vez mais, desta vez com um outro cenário improvável. No centro do enredo encontramos Jimmy Conlon (Neeson), mais conhecido como o Coveiro. Em tempos Jimmy foi um assassino por contrato, melhor amigo do seu chefe Sean Maguire (Harris). Todavia, quando o filho de Jimmy, Michael (Joel Kinnaman) é marcado pela máfia como alvo a abater, Jimmy irá insurgir-se contra o seu patrão, todos os que conhece e defender Michael com unhas e dentes. Juntos, Michael e Jimmy irão lidar com polícias corruptos, assassinos por contrato e muitos outros perigos, apenas para conseguirem sobreviver. Que união familiar pode ser mais urgente que esta?
FIREWALL (2006) – à primeira vista “Firewall”, o filme que exibe no Dia do Pai pelas 20h00, não parece enquadrar-se numa potencial programação desta data comemorativa. Todavia, este filme não é nada mais nada menos do que um conto de criminal de ação sobre um homem, Jack Stanfield, interpretado por Harrison Ford, que deverá, a todo o custo, proteger uma família. Para salvar a família, Jack terá de forçar a entrada num banco que ele próprio deveria estar a proteger. Com a sua família raptada, este herói terá de recuperar não só os seus ente-queridos, como o dinheiro roubado. Um filme tenso, com uma situação de resgates de cortar a respiração, onde a ação e o amor familiar se encontram.
O PATRIOTA (2000) – pelas 21h55 é hora de “O Patriota”, mais um filme protagonizado por Mel Gibson inserido nesta homenagem aos pais do cinema. Desta vez um drama de ação histórico, situado no período colonial norte-americano, mais precisamente no século XVIII. Aqui Gibson é Benjamin Martin, um herói de guerra atormentado pelo passado e que tudo o que quer fazer é viver, tranquilamente, na sua pequena plantação. Tudo o que ele não quer é participar na revolta contra o Reino Unido que começa a tomar forma. Todavia, os seus filhos Gabriel (o falecido Heath Ledger) e Thomas (Gregory Smith), mal podem esperar para se juntar à causa. Benjamin acaba por depressa se ver dividido entre proteger a sua família e procurar vingança por uma tragédia perpetuada pelos ingleses na sua plantação. Ao mesmo tempo, nasce uma nova nação como pano de fundo desta trágica narrativa familiar.
ATAQUE AO PODER (2013) – já na marca da 00h40, estreia o último filme do serão do Dia do Pai, “Ataque ao Poder”. Aqui Channing Tatum dá vida a John Cale, um polícia do Capitólio que sonha um dia vir a integrar a polícia secreta, de forma a proteger o Presidente dos EUA, interpretado por Jamie Foxx. Quando um grupo paramilitar invade a Casa Branca, só Cale poderá salvar o presidente e também a jovem Emily, sua filha, que se encontra em perigo.
Seis filmes, seis oportunidades para testemunhar de que forma o amor condicional pode levar aos atos de defesa mais corajosos e impensáveis. No AXN, no Dia do Pai, 19 de março, a partir das 14h35.