O mês de março no AXN Movies é marcado pelo especial de cinema “Óscares a 24 quilates por segundo”, com uma programação diária, de segunda a sexta, repleta de filmes nomeados e vencedores de Óscares em anos recentes. Todos os dias, às 21h10, é hora de sessão especial neste mês do cinema:
Esta é a lista de exibições a não perder:
-Superman (1 de março) – Em 1979, o filme de super-heróis “Superman – O Filme” venceu uma categoria dos Óscares entretanto já extinta, a estueta de Prémio Especial, neste caso pelos seus efeitos especiais superiores para a época. A obra foi ainda nomeada a Melhor Som, Melhor Edição/ Montagem e Melhor Banda-Sonora pelo já mítico John Williams.
-O Primeiro Encontro (2 de março) – “Arrival”, no original, foi um dos filmes do ano nos Óscares de 2017, e levou para casa o prémio para Melhor Edição de Som. O filme de Denis Villeneuve (“Blade Runner 2049”) foi nomeado em inúmeras outras categorias como Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, entre outras relacionadas com Som.
-Nightcrawler – Repórter Na Noite (3 de março) – uma relativa surpresa entre os nomeados em 2015, “Nightcrawler” é um impressionante neo-noir que explora o lado mais negro do negócio dos repórtes fotográficos. Nos Óscares, foi nomeado, com justiça, para a categoria de Melhor Argumento Original.
– O Padrinho (4 de março) – Este filme de 1972, realizado por Francis Ford Coppola, é o mais nobre filme de mafiosos da história do cinema e uma das narrativas mais consensualmente populares entre todas as longas-metragens já feitas. No Internet Movie Data Base – IMDB – é o segundo filme mais popular de sempre. Por isso, é surpreendente que “só” tenha vencido três Óscares – Melhor Filme, Melhor Ator para Marlon Brando e ainda Melhor Argumento Adaptado ( ou baseado em material de outro medium, como se chamava na altura). Não obstante, venceu em 3 frentes fulcrais e contou com 8 outras nomeações, inclusive para Al Pacino e para o realizador.
-Steve Jobs (7 de março) – Uma biografia elegante de um dos génios do nosso tempo, “Steve Jobs” valeu aos seus intérpretes Michael Fassbender (“12 Anos Escravo”) e Kate Winslet (“O Leitor”), novas nomeações aos Óscares (nenhum deles era estreante).
-Mulheres Do Século XX (8 de março) – “Mulheres do Século XX” é uma história simples mas carinhosa, importante mas discreta. A história das três mulheres, de três gerações e acerca da educação conjunta que proporcionaram a um jovem rapaz a crescer numa altura de mudança estrutural sócio-política. Este filme de 2016 foi indicado ao Óscar de Melhor Argumento Original.
-O Estranho Caso de Benjamin Button (9 de março) – De David Fincher, este popular conto narra a história fantástica de um homem que envelheceu ao contrário e expõe o quanto tal dificultou a sua vida. Protagonizada por Brad Pitt e Cate Blanchett, a obra venceu estatuetas para Melhor Maquilhagem , Direção de Arte e Efeitos Visuais. Por outro lado, valeu nomeações a Pitt, Taraji P. Henson, nas categorias de Realização, Melhor Filme, entre várias outras.
-O Náufrago (10 de março) – uma comédia insólita, que se acredita ser baseada vagamente na vida de Alexander Selkirk, um explorador que ficou, no século XVIII, perdido durante quatro anos numa Ilha do Pacífico. Diz-se que a sua vida inspirou também a personagem icónica Robinson Crusoe. Todavia, Tom Hanks refuta a ideia de que a inspiração veio unicamente desta fonte, sendo antes um tratado sobre solidão num sentido mais geral. Nos Óscares, teve indicação a Melhor Ator e Melhor Som.
-A paixão de Shakespeare (11 de março) – “A Paixão de Shakespeare”, o grande vencedor dos Óscares em 1999, nomeado a 13 (!!) categorias e vencedor em sete, nomeadamente Melhor Filme, Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow, Melhor Argumento ou Melhor Atriz Secundária para a Dama Judi Dench, continua a ser um dos vencedores mais contestados de sempre. Uma comédia romântica de época, acerca da suposta musa do escritor, “Shakespeare in Love” é um filme simples e muitos contestam que apenas a campanha agressiva de Harvey Weinstein conseguiu chegar a estes resultados, não verdadeiro mérito. É altura de ver o filme e tirar a prova dos nove, mereceu esta história apaixonante todos os prémios?
-O Jogo da Imitação (14 de março) – Neste drama de época eficaz, Benedict Cumberbatch entrega aquele que foi, sem dúvida, um dos papéis da sua vida, Alan Turing, o génio da matemática que tanto deu ao mundo e que acabou a sua vida numa situação cruel e imperdoável devido à sua homossexualidade. A obra venceu a estatueta na categoria de Argumento e foi indicada a 7 outras estatuetas douradas, nomeadamente pelas interpretações de Cumberbatch e Keira Knightley.
-Manchester By The Sea (15 de março) – Uma das histórias mais tristes do cinema do século XXI, este drama familiar venceu e foi nomeado a (literalmente) centenas de prémios ao longo da sua temporada e chegou aos Óscares vencedor nas categorias de Argumento Original – para o também realizador Kenneth Lonergan e para Casey Affleck como ator central. De resto, o filme foi nomeado na categoria principal da noite, para Realização e Michaelle Williams e Lucas Hedges receberam também indicações pelas suas prestações de apoio memoráveis.
-O Guarda-Costas (16 de março) – Este clássico sobre a relação entre uma diva e o seu guarda-costas, com Kevin Costner e a cantora Whitney Houston, venceu Grammys pela icónica prestação de “I Will Always Love You”, e, sem surpresas, viu a sua música também indicada a Melhor Canção Original, extraordinariamente com duas músicas distintas – “I Have Nothing” e “Run to You”.
-Passageiros (2016) (17 de março) – “Passageiros” é um romance de sci-fi que não chegou a cumprir o seu potencial enquanto obra de grande impacto na cultura popular, mas não deixou de ver o seu impecável Design de Produção nomeado a um Óscar, bem como a sua Banda-Sonora Original por Thomas Newman.
-Gladiador (18 de março) – “Gladiador”, o filme favorito dos professores de história, é outro dos filmes mais bem-quotados de sempre a constar desta lista. Com 12 nomeações no total, levou para casa as estatuetas de Melhor Filme, Ator para Russell Crowe por esta que é uma das suas personagens mais memoráveis e ainda Melhor Guarda-Roupa, Som e Efeitos Visuais.
– Era Uma Vez em… Hollywood (21 de março) – A visão de Tarantino da Hollywood do final dos anos 60, completa com uma adulteração histórica satisfatória do infame e cruel homicídio violento da atriz de 26 anos Sharon Tate,”Once upon a time in Hollywood” venceu em 2020 os Óscares de Design de Produção e Melhor Ator Secundário para Brad Pitt, que venceu aqui o seu primeiro Óscar de representação (já tinha 1 de produção), depois de três nomeações prévias por papéis.
-Melhor é Impossível (22 de março) – Ternurento retrato do que é viver com uma perturbação obssesivo-compulsiva, “As Good as it Gets” valeu A Jack Nicholson e Helen Hunt, em 1998, Óscares pelas suas prestações centrais.
-Memórias de uma Gueixa (23 de março) – Este filme baseado num livro de sucesso, realizado por Rob Marshall, mais conhecido pelos seus musicais como “Chicago” e “Nine”, realizou esta história sobre uma famosa Gueixa japonesa. A Fotografia, Direção de Arte e Guarda-Roupa deste conto foram valorizadas com estatuetas douradas.
-U-571 (24 de março) – Em 2000, este filme recuperou alguns traumas da Guerra Fria e venceu Melhor Edição de Som pelas suas valências técnicas audazes.
-Parasitas (25 de março) – À medida que nos aproximamos da data da cerimónia em 2022, nada melhor do que recordar o grande evento dos Óscares no século XXI. “Parasitas” foi a surpresa entre as surpresas em 2020, numa cerimónia que deixou os aficionados de queixo caído e todo o Dolby Theater de pé a aplaudir. “Parasite”, Palma de Ouro em Cannes, arrasou a temporada de prémios tanto no circuito dos festivais europeus como junto dos críticos e associações norte-americanas. Tornou-se, assim, uma das obras mais consensuais de sempre e o primeiro filme de Língua Não Inglesa (nem sequer produzido pelos EUA, tão pouco) a arrasar nos Óscares, vencendo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Filme Internacional. Um marco para a Coreia do Sul e para a própria História dos Óscares.
– O Herói De Hacksaw Ridge (28 de março) – No dia a seguir da cerimómia, mais uma história verídica celebrada nos Óscares, desta vez a de um homem pacifista que, sem pegar numa arma, conseguiu salvar um impressionante número de companheiros de batalha (cerca de 75 anos) aquando da Segunda Grande Guerra. O filme venceu estatuetas para Edição e Montagem de Som. Foi ainda nomeado para Filme do Ano, Realização para Mel Gibson, Edição de Som e Ator para Andrew Garfield, pelo seu papel como o herói da vida real Desmond Doss.
– Os Filhos do Homem (29 de março) – “Os Filhos do Homem” é uma narrativa distópica situada em 2027 e que reflete acerca de uma crise de infertilidade. O filme, co-escrito e realizado por Alfonso Cuarón (“Roma”) foi indicado a Melhor Argumento Adaptado, Edição/ Montagem e Fotografia em 2007.
-Dia de Treino (30 de março) – De um clássico do sci-fi para um clássico de ação, “Training Day” valeu a Denzel Washington um Óscar de Melhor Ator e a Ethan Hawke a nomeação para intérprete num papel secundário.
-Sleepers: Sentimento de revolta (31 de março) – Este ciclo fecha com “Sleepers”, drama criminal sobre vingança, com banda-sonora de John Williams (que musicou “E.T” ou “Star Wars”) nomeada aos Óscares em 1997.