A 28 de setembro “The Good Doctor” regressa ao AXN para a 5ª temporada. Antes disso, o início do mês é sinónimo, da chegada ao AXN Now das primeiras quatro temporadas da série dramática de sucesso, a qual acompanha a equipa de cirurgia de um hospital de renome e a jornada de internato de um jovem médico talentoso que sofre de autismo – o Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore de “Bates Motel”).
Para celebrar a oportunidade para uma grande maratona, assinalamos os 10 melhores momentos dos primeiros 4 anos de “The Good Doctor” (aviso de SPOILER para quem esteja atrasado a acompanhar a série):
10º -Tratamento no Aeroporto – a série começa a mostrar todo o potencial médico de Shaun Murphy antes de este sequer colocar um pé no hospital onde decorrerá o seu internato. À chegada ao Aeroporto de San José, Shaun faz de tudo para salvar um paciente que se encontra em falência respiratória no meio do terminal. Para começar o primeiro episódio em altas, o seu tratamento improvisado é desde logo impressionante.
9º -Claire Confronta um Paciente Neo-Nazi – A Dr. Claire Browne, também ela residente de cirurgia, tem um difícil desafio quando um dos seus pacientes se revela um neo-nazi assumido e a trata com profundo racismo direto. Claire é uma médica carinhosa e com excelentes capacidades de comunicação, mas este é um instante difícil. É, ao fim de contas, a sua obrigação tratar doentes independentemente dos seus credos políticos e crenças pessoais. Não obstante, defender-se constituirá aqui uma importante lição.
8º -Andrews compreende finalmente o valor de Shaun – Shaun passa grande parte da primeira temporada a procurar a validação da restante equipa de cirurgia, em particular por parte da sua chefia. Dr. Mendez foi bastante cético face às dificuldades de comunicação do nosso Dr.Murphy e, por isso, foi preciso que este brilhasse para se livrar do constante escrutínio oriundo dos seus superiores. Foi o Chefe de Cirurgia que acabou por compreender o verdadeiro potencial de Shaun.
7º – Shaun Murphy dá um raro abraço – como muitos autistas, Shaun tem dificuldade com o toque. No magnífico episódio da quarentena, tenso, dramático e extremamente humano, temos um raro vislumbre em que Shaun deixa cair as suas defesas relativas ao contacto físico e abraça o Dr. Glass, o qual passa de momento por um episódio complicado de cancro reincidente.
6º – O Dr.Shaun é despedido – Shaun teve de provar o que valia quando chegou ao Hospital. Depois de integrado na equipa, um erro de excessiva honestidade junto de uma paciente levou-o a cair nas más graças do novo Chefe de Cirurgia, o Dr. Jackson Han. Relegado para o internato em Patologia, Shaun decide que está na altura de se defender a si e ao seu direito conquistado enquanto membro da equipa de cirurgia. A sua explosão leva-o até ao desemprego, neste que é um momento dramático do final da segunda temporada.
5º – Shaun convida Carly para um encontro – este pequeno grande ato simboliza um Shaun Murphy mais descontraído, mais à vontade na sua própria pele e que, grão a grão, está de facto a desenvolver as suas competências sociais e de comunicação.
4º – Claire despede-se da equipa – com metade da “tabela” percorrida, entramos agora em alguns dos momentos mais emotivos da série. Entre eles temos a despedida de Claire no final da quarta temporada de “The Good Doctor”. Uma das personagens mais afáveis na narrativa, é difícil tanto para os espectadores como para as restantes personagens dizer adeus à querida Claire. O coração da série diz adeus, com a atriz Antonia Thomas a preparar-se para novos voos e a deixar um vazio nesta série.
3º – Morgan precisa de um amigo – também no episódio “Vamos”, da quarta temporada, entramos na emotividade da aparentemente fria Morgan. O seu problema de saúde impede-a de continuar como cirurgiã, e eis que a sua rara vulnerabilidade se torna aqui um momento belo e precioso.
2º – Shaun e Lea recebem más notícias – Shaun e Lea perdem o seu bebé, num dos momentos mais tristes e reais da série “The Good Doctor”. Este triste acontecimento foi sendo construído e concretizou-se num momento de elevado pesar psicológico.
1º – O final da terceira temporada – Morgan é submetida a uma intervenção que coloca as suas hipóteses de ser uma cirurgiã no futuro em risco eminente. Por outro lado, Melendez, uma das personagens mais importantes nesta trama, sucumbe aos ferimentos que sofreu e despede-se de Claire num dos momentos mais emotivos não só da temporada como de toda a série.
“The Good Doctor” regressa, com mais capítulos empolgantes, a partir de 28 de setembro. Já no AXN Now, é possível assistir às primeiras quatro temporadas desta grande trama médica dramática.
AXN Now está disponível no MEO, na NOS e na NOWO.