O AXN reserva, para o dia 1 de janeiro de 2022, o “Especial Ano novo com grandes obras – Apocalipse Final”, numa colectânea de filmes apocalípticos para começar o novo ano numa nota alta. Apresentamos os títulos e respetivo trajeto cinematográfico ao longo dos seus anos de estreia.
2012 (2009) – exibe a 1 de janeiro, sábado, às 17h00
De que trata?
A civilização Maia deixou uma profecia para o ano de 2012 em que todo o planeta entrará em colapso, o que levará à extinção total da humanidade. Esta é a história de um escritor que luta por manter a sua família em segurança quando uma série de catástrofes globais ameaçam aniquilar a raça humana.
Com quem conta no elenco?
Este drama de ficção científica/ aventura apocalíptica conta com um elenco de luxo encabeçado por John Cusack (“Não Digas Nada”), Thandiwe Newton (“Westworld”) e Chiwetel Ejiofor (“12 Anos Escravo”).
Como se saiu no ano de estreia?
Contando com um orçamento de produção estimado em torno dos 200 milhões de dólares, “2012” tornou-se um fenómeno global, conquistando perto de 800 milhões nas bilheteiras a nível mundial. O filme estreou em cerca de 80 países em todo o mundo, estreando nalguns locais com o sub-título “o fim do mundo”.
ESQUECIDO (2013) – exibe a 1 de janeiro, sábado, às 19h45
De que trata?
Estamos no ano 2073. Todo o planeta Terra se encontra destruído após um ataque alienígena, que aconteceu há seis décadas e obrigou à evacuação de toda a população terrestre. Jack Harper (Tom Cruise) é enviado para terminar uma missão cuja importância é vital para a sobrevivência da Humanidade, que vive agora numa colónia sob condições artificiais.
Com quem conta no elenco?
“Esquecido” é encabeçado por Tom Cruise (“Missão Impossível”) no papel central e conta ainda com Morgan Freeman (“Sete Pecados Mortais”) e Andrea Riseborough (“Birdman”) em papéis centrais.
Como se saiu no ano de estreia?
Com um orçamento estimado de 120 milhões de dólares, o filme rendeu perto de 300 milhões, mais que duplicando o seu investimento.
“Esquecido” foi nomeado a mais de 17 prémios, essencialmente devido à sua elevada qualidade cinematográfica enquanto filme-catástrofe. Por exemplo, foi uma das obras em destaque nos Art Directors Guild em 2014 e foi nomeado para Melhores Efeitos Especiais por diversas associações de críticos.
WWZ: GUERRA MUNDIAL (2013) – exibe a 1 de janeiro, sábado, às 21h55
De que trata?
O antigo funcionário das Nações Unidas Gerry Lane atravessa o mundo numa corrida contra o tempo para deter uma pandemia de zombies que está a derrubar exércitos e governos e ameaça destruir a própria humanidade.
Com quem conta no elenco?
Esta obra de acção é protagonizada por Brad Pitt (“A Mexicana”) e conta ainda com Mireille Enos (“The Killing”) e Daniella Kertesz (“Shtisel”) em papéis centrais.
Como se saiu no ano de estreia?
“World War Z” é uma aventura de terror bem-amada pelo público, distinguida pela conceituada Academia de Ficção Científica dos EUA com um Prémio Saturno para Melhor Thriller. Brad Pitt reforçou nesta obra a sua capacidade enquanto protagonista e foi também ele nomeado para um Saturno. A narrativa conseguiu também vitórias em premiações mais populares como People’s Choice Awards ou MTV Awards.
EU SOU A LENDA (2013) – exibe a 1 de janeiro, sábado, às 23H55
De que trata?
Robert Neville (Will Smith) é o último humano da Terra. Cientista brilhante, não foi capaz mesmo assim de combater um terrível vírus criado pela Humanidade, com o objetivo de curar o cancro, que acabou por dizimar toda população.
Com quem conta no elenco?
Will Smith (e uma cadela Pastor Alemão, à qual Smith se afeiçoou tanto durante as filmagens, que tentou em vão adotar) protagoniza esta narrativa solitária sobre o fim do mundo. Conta ainda com a presença breve da brasileira Alice Braga (“Suicide Squad”) e com Charlie Tahan como o jovem Ethan.
Como se saiu no ano de estreia?
“I Am Legend” é um sucesso da ficção científica inegável, tanto imediatamente após a sua estreia, como ao longo da última década, tendo-se tornado um clássico do género apocalipse. Aquando da estreia o filme foi nomeado para mais de 30 prémios, nomeadamente para um Screen Actor Guild Award – SAG – Prémio do Sindicato de Atores da América do Norte – para Melhor Perfomance por um elenco de duplos. Já nos Saturno Will Smith levou Melhor Ator e a obra foi nomeada ainda para Melhor Filme Sci-Fi.