No AXN, mês após mês, são exibidos os melhores filmes de ação da contemporaneidade. Maio de 2024 não é excepção, e a programação apresentada é verdadeiramente incontornável.
“Sextas Sem Limites” , um ciclo recorrente, é a proposta do AXN para as noites de sexta-feira. Para ver, sempre a partir das 22h00. Estes são cinco filmes excelentes a descobrir:
03 de Maio às 22h00: Machete (2010) – Uma Exploração da Violência Estilizada de Robert Rodriguez
Ninguém cria narrativas de ação repletas de violência estilizada e movimento frenético como Robert Rodriguez, e “Machete” é uma das obras pelas quais é mais conhecido (outra será o clássico “Sin City”).
Aqui, temos o herói de ação Danny Trejo no pico da sua capacidade performativa e Jessica Alba num papel de apoio memorável. Machete, um antigo agente federal mexicano, perdeu a família num ajuste de contas com um perigoso traficante de drogas e está a tentar começar uma nova vida.
Nos EUA, aceita uma proposta de traballho para um homicídio por contrato e acaba por se deparar com um caso com ligações ao tráfico ilegal de emigrantes, perante o qual não se pode manter indiferente,
A obra prima pela temática da vingança e não pouca em emoções à flor da pele e muitos efeitos especiais que combinam tiroteios, explosões e acrobacias notáveis.
10 de maio às 22h00: Exterminador Implacável – A Salvação (2009): A Viagem a Um Futuro Pós-Apocalíptico
Numa existência distópica e futurística, a guerra entre a humanidade e as máquinas vê-se intensificada e John Connor (aqui interpretado pelo grande e camaleónico Christian Bale) torna-se um perito na luta pela sobrevivência.
Connor é o líder da resistência e, simultaneamente, tenta proteger aquele que pode ser a chave para a salvação da humanidade. Este capítulo numa saga longa e prolífica destaca-se através das suas fortes sequências de ação e efeitos visuais inesquecíveis e acima de tudo ambiciosos.
17 de Maio às 22h00: Sem Identidade (2011) – Mistério e Ação De Mão Dada
“Sem Identidade” é uma entrada imperdível na filmografia de Liam Neeson, um ator que inesperadamente se tornou uma estrela de ação já numa fase mais avançada da sua carreira e que a partir daí (2008, com “Taken”) nunca deixou este registo.
Aqui, dá vida a Harris, um homem que acorda em Berlim desprovido de memória e que se vê perseguido por assassinos implacáveis. Para compreender o seu passado terá de resolver uma conspiração de escala internacional.
A obra destaca-se através da sua tensão palpável e reviravoltas memoráveis. Para ver (ou rever) no AXN e nas “Sextas Sem Limites”.
24 de Maio às 22h00: Aquaman (2018) – Mergulhar nas Profundezas do Mar com Jason Momoa
Partimos para um clássico de ação e super-heróis um pouco mais recente e sem dúvida uma das produções DC mais relevantes, quiçá de sempre.
Viajamos para o fundo das profundezas do oceano onde Jason Momoa (“Game of Thrones”) dá vida a Arthur Curry, uma personagem que é meio-homem, meio-aquático e que terá de aceitar o seu destino como Rei da subaquática e mítica Atlântida.
Terá também de salvar o planeta de uma ameaça iminente. Batalhas épicas, criaturas fantásticas e uma história sobre a importância da família, são alguns dos ingredientes que tornaram “Aquaman” num grande sucesso incontornável.
31 de Maio às 22h00: Venom: Tempo de Carnificina (2021) – A Dupla Mais Mortífera Está de Volta
Da DC para Marvel com a grande obra de ação mais recente das “Sextas Sem Limite” a fechar este ciclo no AXN.
Nesta sequela, a relação simbiótica e temível entre Eddie e Venom continua a evoluir. O filme beneficia, e muito, das performances imperdíveis de dois astros estupendos: Tom Hardy e Woody Harrelson nos papeis centrais de Eddie e Carnage, correspondentemente.
Entre o humor inapropriado e a batalha épica e (muito) cinzenta entre o bem e o mal, “Tempo de Carnificina” leva a história de “Venom” até novos patamares.
Em maio, há cinco grandes filmes de ação para descobrir nas Sextas sem Limites do AXN – de super herois a pessoas comuns em situações impensáveis, conta-se cinema para todos os gostos.