Antes de trazer de volta aos grandes ecrãs “A Canção de Lisboa” em 2016 e depois de modernizar, em 2015 “O Pátio das Cantigas”, Leonel Vieira produziu e realizou o filme “O Leão da Estrela” (também em 2015). É o filme escolhido para o ciclo “Cinema à Portuguesa”, que passa pelo AXN Movies todos os meses. Em fevereiro de 2022, a emissão ocorre a 27 de fevereiro, domingo como é habitual, pelas 21h10.
A LINHA CRONOLÓGICA DE O LEÃO DA ESTRELA
“O Leão da Estrela” é uma história lisboeta clássica que é aqui novamente apresentada em 2015 para novas audiências. No passado, a narrativa foi introduzida pela primeira vez em 1925 como uma peça de teatro encenada pelo ator Chaby Pinheiro, essencialmente associado ao registo cómico.
A versão mais célebre de “O Leão da Estrela” é , sem dúvida, a longa-metragem de 1947, realizada por Arthur Duarte e protagonizada por António Silva e Milú nos papéis de Anastácio e a sua filha Jujú. Um clássico que brinca com a rivalidade entre Porto e Lisboa.
Anastácio é um fanático do Sporting que vive na sua cidade natal de Lisboa. Quando a sua equipa defronta o Porto em casa, Anastácio segue o clube com a sua família e fica na casa do seu amigo, o Sr. Barata, onde finge ser rico.
QUAL É O ENREDO DA NOVA VERSÃO DE 2015 – PARA VER DIA 27 DE FEVEREIRO ÀS 21H10
A nova versão da comédia, pensada, produzida e realizada por Leonel Vieira, conta com Miguel Guilherme e Sara Matos nos papéis centrais. É uma adaptação bastante livre da peça e do filme dos anos 40, e até muda os nomes dos clubes de futebol. Virando o Sporting, Leões de Alcochete e os Dragões Inferno Futebol Clube.
Não obstante as alterações ao enredo geral, personagens e próprio nome dos clubes, esta é, de qualquer das formas, a história de um derby. A aventura assenta numa deslocação Lisboa-Porto e o resto é história.
Tanto na versão antiga como na atual, um Final da Taça é o motivo para o avanço da narrativa e uma relação romântica coloca em risco as mentiras elaboradas de Anastácio, as quais são a força que move grande parte das gargalhadas provocadas.
O TRAJETO NACIONAL DO NOVO FILME EM DESTAQUE NO CINEMA À PORTUGUESA
Depois do absoluto sucesso de vendas que foi o novo “Pátio das Cantigas”, Vieira lançou “O Leão da Estrela” no mesmo ano um novo êxito. Em declarações à Lusa, o realizador recordou o carinho coletivo que o povo português nutre por estes clássicos da comédia. Quanto a “O Leão da Estrela” diz ser “uma parábola quase em farsa”. Como fórmula para o sucesso, destaca a estrutura simples e eficaz do filme.
Quanto a premiações, “O Leão da Estrela” (2015) destacou-se nos Prémios Áquila, uma das poucas cerimónias anuais que reconhece, desde 2014, o melhor que se faz na televisão e cinema em Portugal. Nesta premiação José Raposo venceu o Prémio do Júri pela sua prestação secundária e Leonel Vieira foi indicado na categoria de Melhor Realizador.
O filme foi mais tarde adaptado para uma mini-série de sucesso, exibida na RTP1. A obra contou também com distribuição além fronteiras, como por exemplo em Espanha ou até no Canadá.