O Cinema Com C Maiúsculo é um dos ciclos mais consistentes do AXN Movies, apresentando, mês após mês, os melhores filmes, ao sábado e pelas 21h10. Apresentamos os grandes filmes de agosto e ainda as suas premiações e/ou circuito de festivais.
São estas as narrativas de agosto de 2023:
Margin Call – O Dia Antes do Fim (5 de agosto) – Um thriller dramático de qualidade, “Margin Call” segue um conjunto de indivíduos essenciais num banco de investimentos, ao longo de um período de 24 horas, nas primeiras fases da crise financeira de 2008. O filme foi indicado ao Óscar de Melhor Argumento Original e ao total, a mais de 30 prémios distintos, como os Spirit Awards, entre outros de relevo. No Festival de Berlim, o filme foi indicado ao prémio mais importante.
Homens de Negócios (12 de agosto) – Um drama de prestígio neste Cinema Com C Maiúsculo, esta é a história de três homens de negócios que operam no setor financeiro e que terão de começar de novo depois da grande crise financeira de 2008.
São várias as premiações de relevo para as quais “Homens de Negócios” foi indicado, nomeadamente o Prémio de Realizador Revelação para John Wells nos aclamados Prémios Gotham ou Melhor Ator num Papel Secundário para Tommy Lee Jones nos Prémios Satellite.
O Meu Amigo Dahmer (19 de agosto) – “O Meu Amigo Dahmer”, escrito e realizado por Marc Meyers, baseia-se no romance escrito por Derf Backdeft e acompanha a juventude de Dahmer antes de se transformar num dos mais famosos assassinos em série. A obra explora a sua interioridade, o seu lado “mais humano”, o seu isolamento social e os seus problemas familiares.
A obra fez uma rota de festivais respeitável e foi indicada a prémios em vários festivais, nomeadamente, cá perto, na Catalunha, em Sitges, para Melhor Filme. “O Meu Amigo Dahmer” foi exibido em inúmeros festivais à escala planetária, nomeadamente em Portugal, onde exibiu em 2017 no MOTELX – Festival Internacional de Terror de Lisboa.
Stone – Ninguém é Inocente (26 de agosto) – Em “Stone”, um drama de mistério, Jack Mabry é um oficial da polícia judiciária que tem como função atribuir liberdade condicional a alguns dos prisioneiros mais complicados dos Estados Unidos. Na semana da sua reforma, depara-se com aquele que será o caso da sua vida: Gerald “Stone” Creeson, um assassino condenado pela morte dos avós num incêndio e que, agora, com a possibilidade de ser posto em liberdade, tem de convencer Jack de que está mudado. As suas tentativas para influenciar a decisão de Jack irão ter profundos e inesperados efeitos para ambos.
O filme passou por vários festivais de sucesso, como o Festival de Cinema de Zurique, tendo inclusive estreado no Canadá, no grande TIFF – Toronto International Film Festival.