Como é da praxe, o último domingo de cada mês no AXN Movies é reservado para a exibição de uma obra portuguesa de renome. Em 2024, e no mês de fevereiro, “O Último Banho” é a longa-metragem selecionada para mais um capítulo de grande Cinema à Portuguesa a 25 de fevereiro pelas 21h10.
O enredo de O Último Banho (2021)
Da autoria de David Bonneville, “O Último Banho” é um drama português tenso protagonizado por Anabela Moreira (que vimos a brilhar em obras como “Mal Viver” ou “Diamantino”).
Josefina (Moreira) está prestes a fazer os votos para se tornar freira quando tem de regressar à aldeia onde nasceu para o funeral do seu pai. É aqui que encontra o seu sobrinho de 15 anos abandonado pela sua irmã (interpretada pela igualmente talentosa Margarida Moreira).
Perante esta situação complicada, Josefina vê-se compelida a adotar o sobrinho que não tem agora proteção de adultos. Todavia, regressar à casa de família traz à baila memórias complicadas e adotar um adolescente não é uma tarefa simples.
Depressa se vê envolvida numa crise de fé, a braços dados com a iminência do pecado e com relações humanas ambíguas. No fundo, esta é uma história sobre amor e intimidade.
Quem assina a obra a exibir no AXN Movies?
David Bonneville é realizador, argumentista e formador, tendo já trabalhado em obras aclamadas como “Photomaton”, “Cigano” ou “L’Arc-en-Ciel”. Ao lado de Diego Rocha, também assinou o argumento desta obra aclamada.
O trajeto de produção da longa-metragem deste Cinema à Portuguesa
O cinema é uma arte colaborativa e “O Último Banho” contou com a ajuda de várias entidades para ser feito, entre elas o Instituto do Cinema e Audiovisual, a RTP (que mais tarde distribuiu o filme), o CNC (França) e ainda o europeu EURIMAGES.
Um percurso internacional marcante
Para além de ter tido distribuição comercial garantida em Portugal, Itália, França, Luxemburgo ou até no Japão, o renomado “O Último Banho” beneficiou de um trajeto de festival com valores impressionantes.
Do Tokyo International Film Festival ao Festival de Cinema de São Paulo, passando por Gotemburgo na Suécia, pelo Split na Croácia, pelo Festival Internacional de Bogotá ou pelos nossos Caminhos do Cinema Português em Coimbra, o percurso de “O Último Banho” levou-o a dezenas de projeções.
Cá dentro foi também uma obra bem apreciada, indicada a um número impressionante de 13 Prémios Sophia – da Academia Portuguesa de Cinema. Esta noite em 2022 foi triunfante, com a obra a arrecadar Melhor Filme Do Ano, Melhor Argumento Original e ainda Melhor Direção Artística. Todo o elenco principal recebeu também indicações, de Anabela Moreira para Melhor Atriz, Margarida Moreira para Melhor Atriz Secundária e ainda Martim Canavarro para Melhor Ator.
A obra, acerca da ambiguidade das relações humanas, exibe no AXN Movies a 25 de fevereiro pelas 21h10. Foi louvada devido à grande prestação central de Anabela Moreira, inclusive vencedora do Globo de Ouro. Surge agora a hipótese de a descobrir no pequeno ecrã com o Cinema à Portuguesa!