Mais um mês, mais uma sessão de cinema à portuguesa. No final de agosto, mais precisamente no dia 27 e pelas 21h10, é altura de descobrir o drama criminal”Leviano”, da autoria de Justin Amorim (escrito e realizado por este).
Esta é uma estreia por parte do cineasta Justin Amorim, que chegou aos cinemas em julho de 2018 com distribuição assegurada pela NOS Audiovisuais.
De que história trata Leviano?
Um crime controverso e o desaparecimento de Anita durante a sua própria festa de aniversário nunca foram resolvidos. Um ano depois, as três filhas e a, entretanto, reaparecida mãe, aceitam dar uma entrevista onde recuperam tudo o que se passou, revelando novas pistas sobre um acontecimento terrível que abalou o país.
Quem participa no filme?
“Leviano” tem um elenco de luxo entre o cinema português, com nomes no elenco como Diana Guerra, Anabela Teixeira, Alba Baptista, José Fidalgo, Pedro Barroso ou Aida Gomes, entre outros.
Quem produziu Leviano?
A obra foi produzida pela produtora Promenade, responsável por filmes como “Sonhar com Leões” ,”Frágil” ou “Eva”. Com filmagens centradas no Algarve, a obra com custos moderados rendeu posteriormente na bilheteira cerca de 30 000 dólares.
Por onde passou a obra?
Para além da estreia mundial em Portugal, “Leviano” teve direito a um circuito internacional e até passou pelo Thessaloniki International Film Festival, na Grécia, no outono de 2018. Já a sua vida pós-cinema foi também bem rica, tendo estreado em 2020 na RTP1, também em 2020 na HBO Max e ainda na Amazon Prime Video, no ano seguinte.
Veredicto: “Leviano” é um drama criminal e familiar envolvente, num evento cinematográfico deslumbrante e viciante, repleto de caras conhecidas da cultura portuguesa. A obra, também estreada noutros países como Grécia, Alemanha, Reino Unido ou Estados Unidos, à escala global também com o título “Leviano”, é mais um exemplo exímio, no AXN Movies, do melhor que se faz em Portugal.