Todos os meses, o AXN Movies celebra a produção cinematográfica nacional com o ciclo “Noite de Cinema à Portuguesa”, em exibição sempre no serão do último domingo de cada mês. Em setembro, mais especificamente no dia 26 e pelas 21h10, é hora de ver “Balas e Bolinhos: Último Capítulo” – comédia de acção de excelência e um fenómeno nacional!
DE QUE TRATA BALAS E BOLINHOS: ÚLTIMO CAPÍTULO (2012)?
“Balas e Bolinhos: Último Capítulo” é a conclusão antecipada de um fenómeno de popularidade que arrancou no início do milénio. A terceira parte da trilogia “Balas e Bolinhos” chega ao AXN Movies na “Noite de Cinema à Portuguesa”, seguindo-se aos filmes “Balas e Bolinhos” (2001) e “Balas e Bolinhos – O Regresso” (2004). A obra escrita, realizada e co-protagonizada por Luis Ismael reune, uma vez mais, Ismael na pele de Tone e Jorge Neto como Rato.
Neste capítulo final Tone, o líder do gangue, regressa a casa depois de algum tempo no estrangeiro para tentar salvar a vida do seu pai que está à beira da morte e precisa de um transplante de fígado para sobreviver. Para esta tarefa ele precisa mais uma vez da ajuda da sua quadrilha.
COMO FOI O PERCURSO DO FILME NO CIRCUITO NACIONAL E ALÉM FRONTEIRAS?
A longa-metragem final estreou em diversos festivais de renome, tendo inclusive sido indicado para Melhor Filme no Festival Coimbra – Caminhos do Cinema Português. Já nos Prémios CineEuphoria, a obra foi nomeada a Melhor Maquilhagem na Competição Nacional com a nomeação a recair sobre o trabalho de Abel Humberto, Sara Marcus e Luís Nogueira.
Adicionalmente, “Balas e Bolinhos: Último Capítulo” teve estreia comercial fora de Portugal em países como Reino Unido, Hungria, Polónia e Rússia.
BALAS E BOLINHOS NAS SALAS DE CINEMA PORTUGUESAS
Uma rota de exibição não está completa sem os dados de bilheteira. No início de 2013 era oficial, “Balas e Bolinhos: Último Capítulo” fora, no ano anterior, o filme português mais visto do ano de acordo com os dados reunidos pelo ICA. A longa-metragem criada por Luís Ismael contou com 256.158 espectadores e superou a barreira de 1.29 milhões em receitas.
Curiosidades adicionais:
-“Balas e Bolinhos: Último Capítulo” (2012) foi o primeiro filme português gravado no Vietname, tendo inclusive sido incluídos atores locais e a língua vietnamita;
– No total, o filme foi vendido para VOD em mais de 25 países, incluíndo Eslovénia, Bulgária ou Itália;
– O filme foi financiado de forma totalmente independente, com todos os fundos provenientes do realizador e do produtor executivo.
– Este terceiro capítulo foi o mais caro de toda a saga, com um orçamento estimado de meio milhão de euros.
Para ver, no AXN Movies, no dia 26 de setembro, pelas 21h10, em mais uma sessão muito especial de Cinema à Portuguesa!