Em julho de 2023, a nostalgia está em alta no AXN, com direito a um especial Harry Potter.
A partir de 8 de julho, às 21:55, acompanha uma das maiores sagas do mundo no AXN todos os fins de semana:
Harry Potter e a Pedra Filosofal (8 de julho às 21h55) – O primeiro capítulo da saga Harry Potter, realizado por Chris Columbus e lançado em 2001, marca o início de uma jornada extraordinária, quando um rapaz órfão de 11 anos descobre que a magia dos pais lhe foi escondida ao longo de toda a sua vida. Eis que chega a carta para Hogwarts e a oportunidade para se tornar o feiticeiro que sempre foi. “A Pedra Filosofal” pode não ser o capítulo mais impressionante desta saga, mas da banda-sonora mítica à construção do castelo de Hogwarts, este arranque é inesquecível.
Harry Potter e a Câmara dos Segredos (9 de julho às 00h30) – A maratona continua, ainda na noite de 8 para 9 de julho, com “A Câmara dos Segredos”, o capítulo em que Lord Voldemort regressa à escola de magia mais famosa do mundo através de alguns objectos pessoais que deixou no local há muitos anos. Agora, os “sangue de lama” (feiticeiros não puros) correm risco de vida. Será que a história se poderia repetir? Este filme começa a explicar-nos melhor que tipo de vilão é Tom Riddle, ou Lord Voldemort, evidenciando as suas motivações.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (15 de julho às 21h55) – Em 2004, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi o primeiro filme da saga com realização do aclamado Alfonso Cuarón (“Roma”, “Gravidade”). Esta longa-metragem marca uma transição muito importante no universo. Com a chegada dos dementors e a ameaça de Sirius Black a pairar no ar, o mundo de Harry Potter está mais negro do que nunca.À medida que os nossos alunos entram na adolescência, e Ron, Hermione e Harry começam a ter dilemas mais adultos, a fotografia e tom do filme ajustam-se. Como ponto alto, este filme introduz a única utilização do “time turner”, que vai ajudar a impedir uma temível execução.
Harry Potter e o Cálice de Fogo (16 de julho às 00h20) – E porque uma coisa boa nunca vem só, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, outro favorito da saga, introduz o torneio dos 3 feiticeiros, que traz a Hogwarts alunos de duas escolas convidadas para a lendária competição. As coisas azedam quando Harry é ilegalmente inscrito no torneio e, no final do filme, dá-se uma das cenas mais tristes de toda a saga, com uma das primeiras grandes mortes do universo. Harry Potter e a Ordem da Fénix (22 de julho às 21h55) – Por volta de “A Ordem da Fénix”, Hogwarts já não era a mesma, com o regresso em pleno de Voldemort desacreditado e com Albus Dumbledore afastado da sua amável escola. Para além de mais um adeus muito difícil, este filme introduz uma das maiores vilãs de toda a série.
Harry Potter e o Príncipe Misterioso (23 de julho às 00h10) – “Harry Potter e o Princípe Misterioso” pode não ser o capítulo mais empolgante da série, mas apresenta-se como uma oportunidade de conhecer a bela história de origem de Snape – uma emocionante, apaixonada e que traz muito sentido a toda a narrativa de Harry Potter. É aqui que, pela primeira vez, compreendemos inteiramente as motivações desta personagem tão enigmática.
Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1 (29 de julho às 21h55) – No último fim de semana de julho, tempo para ver o grande final da saga. Na primeira parte, menos empolgante que a segunda, Harry, Ron e Hermione já não se encontram na escola, um lugar abalado pela perda e incerteza. Em vez disso, procuram os ‘talismãs da morte’ de Voldemort, na esperança de uma forma de o destruir. Este é quiçá o capítulo mais lento da saga e um que é pautado também por algumas cenas românticas e de ciúmes duvidosas entre os protagonistas. Ainda assim, o que aí vem vale a pena!
Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2 (30 de julho às 00h20) – O grande final e o grande confronto final entre os Devoradores da Morte e o Exército de Dumbledore. A grande cena final, a luta em Hogwarts, ocupa, naturalmente, grande parte do filme. A batalha dá resposta finalmente à profecia criada por J.K Rowling – “One will die at the hands of the other, for neither shall live while the other survives.” (“Um terá de morrer às mãos do outro, pois nenhum conseguirá viver enquanto o outro sobreviver”). És fã da extraordinariamente mágica saga Harry Potter, que marcou uma geração? Então recorda-a no AXN!