Em janeiro de 2023, regressa um dos mais interessantes ciclos temáticos do AXN – “Sextas Sem Limite”.
No primeiro mês do novo ano, os filmes a exibirem nas sextas-feiras do AXN, sempre pelas 22h00, são todos eles obras de ação. Naturalmente, e em jeito de antecipação, apresentamos as obras a exibir, bem como as manobras de ação mais arrojadas de cada obra:
6 DE JANEIRO ÀS 22H00 – THE EQUALIZER – SEM MISERICÓRDIA (2014)
Uma das sagas mais icónicas protagonizadas por Denzel Washington, esta é a história de um homem incumbido, involuntariamente, da tarefa de salvar uma jovem de um grupo de gangsters russos.
A ação de The Equalizer:
– A pistola de pregos utilizada na cena final é uma produção da marca Ramsey, de potência 22. A sua função, no mundo real, passa por espetar pregos em cimento, isto em locais de construção civil.
– No filme, Robert encurrala o Detetive Masters num Jaguar XJ Série III, o mesmo modelo de automóvel que Robert McCall havia conduzido na série “The Equalizer”, lançada em 1985.
13 DE JANEIRO ÀS 22H00 – HANNA (2011)
Neste filme de Joe Wright lançado em 2011 e adaptado ao pequeno ecrã em 2019, a galardoada Saoirse Ronan interpreta a personagem titular – uma adolescente de 16 anos que, depois de ser criada pelo pai para ser a assassina perfeita, é enviada para uma perigosa missão por toda a Europa.
A ação de Hanna:
– Fisicamente, este papel exigiu muito de Saoirse Ronan, que treinou durante dois meses, até quatro horas por dia, com Dan Inosanto (treinado por Bruce Lee).
– Saoirse Ronan desempenhou a esmagadora maioria das suas cenas de ação.
20 DE JANEIRO ÀS 22H00 – 300: O INÍCIO DE UM IMPÉRIO (2014)
No ano de 2006, “300” tornou-se, aquando da sua estreia, num novo clássico dentro dos grandes épicos históricos de ação, penetrando de imediato a cultura pop e instalando-se no zeitgeist.
Naturalmente, tal levou ao arranque de um novo franchise. Nesta continuação lançada em 2014, na qual o general grego Themistocles de Atenas lidera a carga naval contra as forças invasoras persas lideradas por Xerxes e Artemísia, comandante da marinha persa com um espírito vingativo.
A ação de 300 – O Início de um Império:
– Devido aos complicados efeitos especiais envolvidos na criação do gigante Xerxes, Rodrigo Santoro filmou quase todas as suas cenas sozinho, em frente a um green screen, e com muito pouca interação com o resto do elenco. O ator revelou já estar habituado, pois o mesmo havia acontecido no primeiro filme.
– Eva Green revelou, em contexto de entrevista, que teve um longo percurso de preparação para o papel de Artemisia, treinando quatro horas diárias com um grupo de duplos de Los Angeles, durante três meses. Enquanto decorreram as gravações, a atriz continuou ainda a treinar as suas competências de luta de espadas, de forma a que esta fosse a personagem “mais forte e corajosa” que já interpretou.
27 DE JANEIRO ÀS 22H00 – 300: OS ANJOS DE CHARLIE (2019)
No início dos anos 2000, “Os Anjos de Charlie” recuperaram uma história antiga e deram-lhe novo brilho, com prestações centrais icónicas por parte dos “anjos” Lucy Liu, Cameron Diaz e ainda Drew Barrymore. Já em 2019, a atriz e realizadora Elizabeth Banks criou uma nova versão protagonizada por um novo conjunto de anjos, nomeadamente Kristen Stewart, entre outras novas caras. Nesta nova versão, ainda mais comandada pelas personagens femininas, o grupo é responsável por impedir uma iminente desgraça tecnológica.
A ação de Os Anjos de Charlie de 2019:
– O filme utilizou um arsenal muito completo de armas e explosivos. Tal marca uma diferença em relação aos filmes de 2000 e 2003, produzidos por Drew Barrymore, que insistiu que as armas fossem colocadas de parte em favor de artes marciais em primeiro plano.
– Ella Balinska, que interpretou o “anjo” Jane, fez a maior parte das suas próprias cenas de ação sem a ajuda de duplas.