Os Megafilmes ao Domingo estão de regresso ao AXN, uma vez mais, no mês de julho. Para o melhor adeus ao fim de semana, chega-nos uma programação repleta de êxitos – uma vez por semana, sempre às 21h55.
Exploramos os títulos em destaque neste sétimo mês de 2022 e levantamos o véu acerca destas obras explorando algumas curiosidades em seu torno:
Solomon Kane (3 de julho) – Solomon Kane é a história de um Capitão do século XVI que, armado com pistolas e floretes, luta com os seus homens em nome de Inglaterra em inúmeras guerras à escala mundial. Falta dizer que esta longa-metragem de 2009 se trata de uma narrativa fantástica de ação, num mitológico conto de vingança.
Curiosidades sobre o filme:
– Para preparar e empolgar os intérpretes para as cenas de lutas, a realizadora M.J Bassett tocava música de Heavy Metal no set.
– A realizadora escolheu Max Von Sydow para o papel de pai de Kane, por acreditar que Sydow seria perfeito para o papel, caso o filme tivesse sido realizado na década de 1960 ou 1970. “O Sétimo Selo”, de Bergman, lançado em 1957, foi protagonizado por Sydow e serviu de inspiração leve para a obra.
Ladrões com Arte (10 de julho) – “Lying and Stealing” no original, ou “Ladrões com Arte” é um filme de 2019 protagonizado por Theo James (“Divergente”), que conta a história de um ladrão de arte muito bem-sucedido. Apenas uma outra vigarista, Elyse (a modelo, atriz e autora Emily Ratajkowski) o poderá ajudar a planear a sua fuga.
Curiosidade sobre o filme:
– Este drama criminal repleto de momentos altos referencia – de forma indireta – vários clássicos do cinema, como por exemplo “Scarface”. O tema deste clássico pode ser ouvido numa cena de festa logo no início de “Ladrões com Arte”.
– As menções a outras narrativas são também diretas, com Eloyse a mencionar diretamente no seu discurso o filme “Forrest Gump” e, apropriadamente, a série de televisão “Os Sopranos” – sobre uma família de mafiosos.
Na Sombra da Lei (17 de julho) – Thriller criminal lançado em 2018, “Na Sombra da Lei” ou “Dragged Across Concrete”, conta a história de dois polícias suspensos que se vêm obrigados a entrar no submundo do crime. Mel Gibson e Vince Vaughn ocupam os papéis centrais da trama.
Curiosidade sobre o filme:
– A história de como Mel Gibson se envolveu como co-protagonista do filme tem contornos curiosos. Vince Vaughn encontrava-se a trabalhar com Mel Gibson no filme “O Herói de Hacksaw Ridge” (realizado por Gibson e onde Vaughn participou como ator) e apresentou-lhe o argumento desta obra. Gibson reagiu positivamente ao material e aceitou desde logo a ideia da participação.
Correio de Alto Risco (24 de julho) – drama britânico recente, lançado em 2019 e com Olga Kurylenko (“Viúva Negra”) e Gary Oldman (“A Hora mais Negra”) nos papéis centrais. Aqui, um chefe do crime procura silenciar uma testemunha. Para isso, contrata uma motoqueira misteriosa que tem a missão secreta de entregar uma encomenda fatal.
Curiosidades sobre o filme:
– Os dois protagonistas, Kurylenko e Oldman, foram a primeira escolha para os seus respetivos papéis.
– Gary Oldman referiu que este papel, o de Ezekiel Mannings, exigiu um dos processos de preparação física mais intensos da sua carreira.
1917 (31 de julho) – Esta foi uma das grandes longas-metragens dos Óscares de 2020. E não é para menos, não fosse o drama de época realizado por Sam Mendes um dos maiores espetáculos visuais já vistos nas telas de cinema. Nesta história de guerra inspiradora, dois jovens percorrem perigos inimagináveis para transmitir uma mensagem.
Curiosidade sobre o filme:
– “1917” baseia-se nas experiências do avô de Sam Mendes durante a Primeira Guerra Mundial, as quais se viram compiladas numa biografia: “The Autobiography of Alfred H. Mendes 1897-1991”.