AXN

Publicado el 6 de February de 2024

As 10 curiosidades essenciais sobre a saga Maze Runner

Uma das mais influentes sagas literárias distópicas para jovens adultos, “Maze Runner” nasceu nos livros de James Dashner e continuou a brilhar no grande ecrã com uma trilogia lançada entre 2014 e 2018

A saga chega ao AXN no dia 13 de fevereiro, no âmbito da programação especial de Carnaval, com sessões ao longo da tarde: o primeiro filme “Maze Runner – Correr ou Morrer” exibe pelas 15h20, “Maze Runner: Provas de Fogo” passa pelas 17h20 e, por fim, “Maze Runner: A Cura Mortal” chega ao canal pelas 19h35 e fecha este especial em chave de ouro.

Qual é a premissa de Maze Runner? 

“Maze Runner” decorre num cenário pós-apocalíptico, onde um grupo de rapazes descobre estar preso num labirinto misterioso. Para escapar, terão de resolver um enigma e assim relevar a razão que os levou a serem aprisionados naquele espaço. 

O que sabem de antemão? Estão presos neste “maze” e, até então, nenhum rapaz conseguiu fugir com vida. Um novo membro adicionado reforça a esperança de que, caso unam os seus esforços e conhecimentos, poderão acabar por regressar às suas vidas. 

Top 10 curiosidades sobre este universo distópico para descobrir no AXN

  1. As gravações de “Maze Runner” não foram pêra doce. Durante as filmagens do primeiro filme, a produção teve de contratar caçadores de cobras para se certificar de que as áreas onde estavam a filmar se encontravam livres de cobras. Antes de começarem as gravações, os tratadores encontraram 25 cobras venenosas. A maior que encontraram foi uma cascavel de 1,5 metros.
  2. Antes das filmagens da longa-metragem inaugural, o elenco completo passou uma semana a participar em treinos de sobrevivência. Nomeadamente, aprenderam a construir ferramentas e abrigos a partir dos objetos encontrados na natureza. 
  3. Muitos dos nomes das personagens surgiram a partir de figuras históricas, na sua maioria mentes científicas ou inventores, e em geral pessoas conhecidas pelas suas competências intelectuais. O protagonista Thomas vem de Thomas Edison, Alby vem de Albert Einstein, Newt de Isaac Newton, Gally de Galileu, entre muitos outros. 
  4. Dylan O’Brien, que deu vida ao protagonista Thomas, um rapaz muito inteligente e eficiente na resolução de puzzles, teve apenas quatro dias para ler o livro original antes de começar as gravações. 
  5. Durante as gravações do primeiro filme, Dylan O’Brien participava simultaneamente na série adolescente de sucesso “Teen Wolf”. Para que pudesse acabar as filmagens de “Maze Runner”, a sua personagem em “Teen Wolf” esteve inconsciente durante a maior parte do episódio “Lunar Eclipse” (originalmente no ar em 2013). 
  6. Algumas das maiores alterações do livro para o filme passaram pela representação da telepatia entre Teresa (Kaya Scodelario, a Effy de “Skins”) e Thomas. Na versão escrita, conseguiam comunicar utilizando apenas as suas mentes. Além disso, o coma de Teresa foi também atenuado. 
  7. Catherine Hardwicke, realizadora que assinou o primeiro capítulo da saga “Twilight”, estava originalmente escolhida para este filme mas acabou por ser Wes Ball a sentar-se na cadeira da realização. 
  8. Uma curiosidade tragicamente bem conhecida e falada na comunicação social, o protagonista Dylan O’Brien teve um acidente grave no set de  “Maze Runner: A Cura Mortal” em 2016. O ator sofreu ferimentos severos, tendo sido arrastado para debaixo de um veículo a que se encontrava amarrado, ao gravar a sequência de abertura do filme, a qual envolve a perseguição de um comboio. A produção foi retomada quase um ano depois, sendo que O’Brien precisou de bastante tempo para recuperar dos ferimentos.
  9. A cena gravada imediatamente antes do acidente de O’Brien acabou por ser utilizada no filme. O ator autorizou-o, defendendo que, caso as gravações não fossem incluídas, o seu sofrimento teria sido em vão. Depois do acidente, o realizador optou por deixar de filmar com um comboio em movimento e utilizou antes um estacionado para maior segurança. 
  10. A sequência de abertura com o comboio no terceiro filme, a cena mais difícil de filmar em toda a trilogia, que provocou o acidente aparatoso que adiou as gravações, não constava originalmente do livro.

A postos para uma maratona de “Maze Runner”, no AXN e no dia de Carnaval?