A 5ª temporada de “Outlander”, o mais apaixonante drama histórico da televisão, regressa ao AXN White já no dia 4 de abril, segunda-feira, às 21h25. Recapitulamos os eventos da temporada passada em jeito de antevisão da aguardada estreia.
O que devemos recordar antes do regresso de “Outlander” para a T5? (SPOILERS para quem nunca viu a temporada 4)
A quarta temporada de “Outlander” viu-se repleta de emoções fortes, com um dos eventos centrais a mudar a dinâmica da série para sempre. Falamos, claro, do facto de Jaime Fraser (Sam Heughan) ter conhecido pela primeira vez a sua filha – Brianna Ellen Randall Fraser (Sophie Skelton).
A última temporada exibida pelo AXN White (precisamente a quarta), baseia-se grandemente no quarto livro da saga literária criada por Diana Gabaldon: “Drums of Autumn” (em português “Os Tambores de Outono”). A T4 assinala um período de transição relevante na história: não só Brianna vai finalmente para o passado e conhece o pai, como o casal central da narrativa começa a instalar-se na sua nova vida nas Colónias que viriam a ser o país independente dos Estados Unidos da América.
Uma nova comunidade floresce em Fraser’s Ridge, na Carolina do Norte, ao longo dos treze episódios que compuseram a temporada quatro. Este conjunto de capítulos viu introduzida um dos grandes vilões da história: Stephen Bonnet (interpretado com mestria por Edward Speleers). É Jamie quem conhece primeiramente Bonnet, que acaba por ajudar para seu enorme arrependimento futuro. O barco onde viajam Jaime, Claire (Caitriona Balfe) e Young Ian (John Bell) acaba por ser assaltado por este vigarista sem honra e as alianças de Claire roubadas. Inicia-se uma busca ao homem com condições para lá de nefastas.
Mas nem tudo são más notícias nas histórias para lá do tempo de “Outlander”, que regressa agora ao AXN White para o 5º ano. Depois de saber que a sua mãe e o seu pai morrem num incêncio, Brianna viaja do século XX para o século XVIII para os avisar. No passado, chega a ter um encontro breve com Laoghaire (Nell Hudson), a ex de Jamie, uma antagonista da qual já tínhamos algumas saudades. O seu destino cruza-se também com o do bem-amado Ian MacKenzie (Steven Cree), seu tio, que a ajuda a chegar às colónias do outro lado do oceano.
O que nos aguarda no 5º ano de “Outlander”?
Todavia, Brianna viria a passar por um momento traumático no passado. Momento esse que terá consequências centrais para o enredo da quinta temporada. Stephen Bonnet, uma vez mais fora da prisão, ameaça a vida dos Fraser e a sua felicidade como colonos da Carolina do Norte. Quem também coloca em causa a sua paz é o governador Tryon, determinado em encontrar e executar Murtagh (Duncan Lacroix), uma personagem central e incapaz de se manter fora de apuros…
Com mais uma Guerra da Independência à porta, o governo britânico é uma vez mais o verdadeiro vilão desta série repleta de paixão, crime, tragédia e história rescrita da forma mais deliciosa.
Fãs de “Outlander”, prontos para as aventuras do 5º ano no AXN White?