Os filmes de ação têm a capacidade de fazer o sangue correr mais depressa nas veias e, preservando esta tradição, o AXN traz-nos as melhores obras deste género todas as sextas-feiras às 22h00 ao longo do primeiro mês de 2024.
O Especial Sextas Sem Limites regressa com quatro longas-metragens com sequências inesperadas e memoráveis:
1 – ÁGUAS PERIGOSAS – 5 DE JANEIRO ÀS 22H00
“Águas Perigosas” ou “The Shallows”, de 2016, é uma das mais originais e empolgantes obras recentes de ficção acerca de um ataque animal. Nancy (Blake Lively) é uma jovem que encontra no surf uma forma de escapismo à medida que luta contra o sofrimento da morte recente da sua mãe. Contudo, a sua passagem por uma ilha idílica transforma-se numa luta de sobrevivência quando é atacada por um Grande Tubarão Branco.
A ação muito particular de The Shallows com Blake Lively
Enquanto a maioria dos grandes títulos sobre ataques de animais tendem a ter várias personagens e locais centrais onde se desenrola a ação, “Águas Perigosas” consegue criar tensão incomparável a partir de um único local. Uma pequena formação rochosa a 200 metros da costa, onde Nancy procura escapar ao seu predador. Blake Lively (“A Cidade”) desempenha um dos papéis da sua vida.
O produto final divide-se entre 90% de planos criados em estúdio e 10% filmados no mundo real. Desta forma, há em cada cena planos reais no mar de forma a que o sentimento de autenticidade seja criado. A protagonista fez vários planos intensos, muitas acrobacias e cenas subaquáticas complicadas. O esforço físico sentido apenas aumenta a tensão palpável no ecrã.
2 – A LENDA DE ZORRO – 12 DE JANEIRO ÀS 22H00
Este filme de 2005 dá continuação ao sucesso de “A Máscara de Zorro” (1998). A ação decorre no ano de 1850, onde a agitação política é palpável à medida que o ardiloso Jacob McGivens tenta impedir a Califórnia de aderir à União. Eis que Alejandro de la Vega, também conhecido como Zorro (Antonio Banderas) , se encontra numa situação complexa. A sua esposa, Elena (Catherine Zeta-Jones) quer que Alejandro “pendure a máscara” e se dedique à vida familiar.
Todavia, quando Elena se envolve com o Conde Armand (Rufus Sewell), torna-se claro que o aristocrata tem planos pouco transparentes. Agora, Zorro terá de salvar não só o seu casamento como o seu país.
A acção na sequela de uma das maiores lendas do cinema
O que não falta em “A Lenda de Zorro” são cenas de ação de elevada qualidade. Como aliás aconteceu no primeiro filme, no qual Antonio Banderas havia feito já a grande maioria das suas próprias acrobacias, em muitos casos dispensando duplos. Inclusive, Catherine Zeta-Jones também protagonizou várias das suas cenas de ação, até algumas de luta.
Quanto à coreografia geral das sequências do filme, ficou a cargo de Rob Alonzo, conhecido pelo seu trabalho como duplo e coreógrafo de ação . O seu trabalho inclui produções lendárias como “The Matrix”, “Kill Bill”, “Era Uma Vez…em Hollywood” ou ainda mais recentemente “The Batman”.
3 – GHOST RIDER – 19 DE JANEIRO ÀS 22H00
Dificilmente conseguimos entrar mais pelo mundo da ação e das acrobacias do que no fantasioso “Ghost Rider”. Nesta narrativa muito famosa e por bons motivos, Nicolas Cage é Johnny Blazem. Este duplo famoso pelas suas acrobacias com motas vende a alma ao Diabo na esperança de salvar as pessoas que mais ama.
Johnny é transformado no ‘Ghost Rider’, o caçador de recompensas do próprio diabo, e a partir daí começa a caçar pecadores.
O talento de Nicolas Cage e os cenários em Ghost Rider
O realismo foi um valor alto no que diz respeito às sequências mais mexidas de “Ghost Rider” (2007). Nicolas Cage destacou-se, fazendo a maioria das suas próprias cenas de ação. Inclusive, foi até o ator que gravou um conhecido salto a partir de um edifício que podemos ver no filme.
Tal passou também pela gravação de cenas na imersão no mundo real. Por exemplo, a perseguição entre Ghost Rider e Blackheart foi gravada nas ruas de Nova Iorque e até foi preciso fechar várias ruas da cidade para filmar esta sequência.
4 – CORRIDA ALUCINANTE – 26 DE JANEIRO ÀS 22H00
O nome diz tudo: a 26 de janeiro o AXN está a postos para uma corrida alucinante. Dois ícones, Sylvester Stallone e Burt Reynolds protagonizam “Driven”, um filme sobre mentoria e perseverança no mundo das corridas de automóveis. Esta é a história de Jimmy Bly (Kip Pardue), um jovem piloto contratado pela Ferrari para substituir o lendário capitão Carl “Bull” Henry (Burt Reynolds) com a ajuda de Joe Tanto (Sylvester Stallone).
Desporto ao rubro com Corrida Alucinante
Um sucesso de bilheteira, “Corrida Alucinante”, que fecha em janeiro de 2024 o ciclo Sexta sem Limites, tem uma grande cena de ação inicial gravada no importante Circuito do Mónaco. Inclusive, o espaço emblemático teve de fechar para as gravações.
Sempre com a magia do cinema em mente, partilhamos também que a cena de explosão do carro de corrida foi usada tendo por base um modelo em miniatura e também que as cenas de acção foram coreografadas por Simon Crane, que já trabalhou em thriller de ação empolgantes como “A Identidade Bourne” (2002).