DOC | A história real que inspirou a série

DOC

"DOC," no título original italiano "DOC Nelle tue mani", é uma série hospitalar de elevado sucesso que chegou a Portugal, no dia 8 de setembro, terça-feira, pelas 22h00, em exclusivo no AXN e com direito a episódio duplo. Procuramos agora descobrir quem é o médico real que inspirou esta apaixonante história! 

"DOC", estreia absoluta na programação televisiva nacional, chega até nós a partir do canal de televisão italiano RAI. A série, relacionada com a temática hospitalar, baseia-se na vida real do Doutor Pierdante Piccioni, um dos médicos que liderou a luta contra o COVID-19 na Região da Lombardia e que protagonizou ele próprio um insólito acontecimento.

Quem é Pierdante Piccioni e o que torna a sua vida digna de uma série?

Pierdante Piccioni é um médico italiano que, em 2013, esteve envolvido num acidente de automóvel que o deixou em coma. Ao acordar deste coma, Piccioni tinha esquecido os últimos 12 anos da sua vida. Não era capaz de reconhecer o envelhecimento da sua mulher ou todos os eventos ao longo da sua década mais recente de vida. Nunca os recuperou e teve assim que reaprender como viver.

A história de Piccioni começou em Cremona, Itália em 1959. A sua vida foi marcada por uma sucessão de sucessos, enquanto médico diretor de serviços de urgências, consultor do Ministério da Saúde ou ainda como membro do conselho da Academia de Medicina de Emergência e Cuidados.

Embora "DOC", a série que chegou ao AXN, se permita algumas liberdades criativas no campo da ficção, é bastante fiel à história pessoal que a inspira. A de um médico que acorda a pensar que está num ano muito diferente, numa década distinta. Muitas das pessoas que conhece parecem-lhe agora total estranhos, a tecnologia é-lhe estranha e os seus próprios conhecimentos de medicina retrocederam também no processo.

Esta experiência pessoal fascinante e distinta tem sido alvo de bastante exposição pública, entre entrevistas, participações em programas de televisão ou até em TED Talks. Esta história fascinante e popularizada em Itália merecia o tratamento ao nível da ficção que finalmente recebeu em 2020. "DOC" recupera uma história fascinante e tornou-se assim a série mais vista em Itália nos últimos 15 anos, líder em horário nobre com uma média de 8 milhões de espectadores.

Luca Argentero dá vida a Dr. Andrea Fanti

A série "DOC" é protagonizada por Luca Argentero, que ao longo de 8 episódios já emitidos dá vida a Andrea Fanti, a versão fictícia da pessoa real que inspirou este sucesso internacional. Fanti, o protagonista da história, é um médico enigmático, algo frio e distinta, que procura lidar com as transformações únicas que acontecem na sua vida. É descrito como um dos melhores médicos no campo da medicina interna e um exemplo para todos os que com ele trabalham.

Este drama médico eleva-se através do seu contacto próximo com a vida real. Não só Andrea Fanti é inspirado numa vida real notável como a grande maioria dos casos médicos retratados em "DOC" se aproximam das experiências verídicas da equipa médica aqui representada. A história filmada é uma de resiliência, focando-se a narrativa num herói do dia-a-dia que teve de reaprender a viver e reencontrar a sua motivação profissional.

"As segundas oportunidades têm sempre um preço" 

O Dr.Andrea Fanti, interpretado por Luca Argentero, é um guerreiro que nos mostra a importância da esperança e da adaptabilidade. Depois de passar por uma experiência traumática, este médico vê-se obrigado a começar uma nova vida. Andrea continua no hospital onde desenvolveu a sua carreira, mas passa a ser um assistente, subordinado inclusive daqueles que treinou.

Depois do acidente, Fanti acaba por te tornar uma nova pessoa. A sua normal frieza e distanciamento dão lugar a uma nova empatia que acaba por o tornar num médico ainda mais competente, agora que é capaz de se colocar na pele dos seus pacientes.

"DOC" é uma série largamente elogiada no âmbito da ficção italiana, como uma "reconciliação com o hospital". É também notório o cunho bastante pessoal deste conteúdo, capaz de o distinguir de outras "séries de médicos" mais genéricas e que carecem do cariz de história verídica de "DOC". Esta é uma série emotiva sobre família, transformação e oportunidades inesperadas. Em Itália é comparada a "Good Doctor", o mais recente super-êxito no campo das séries sobre médicos. É contudo destacada pela sua particularidade e toque italiano.

AXN Portugal/Angola