Alex Rider | O fenómeno literário chegou ao AXN

Alex Rider

Alex Rider” já chegou ao AXN e podes acompanhá-lo todas as quintas-feira, pelas 22h00.

A série baseia-se na popular série literária da autoria de Anthony Horowitz, a qual conta já com 13 livros. O AXN traz até à televisão portuguesa um dos mais populares jovens espiões da ficção para jovens-adultos. “Alex Rider” estreou no canal nacional depois de ter exibido o seu primeiro episódio no evento digital da Comic Con – Comic Con Celebration, uma celebração especial que aconteceu online em 2020 para não deixar passar um ano sem assinalar o evento.

DE ONDE SURGIU O FENÓMENO ALEX RIDER? 

Alex Rider é a personagem titular de uma saga juvenil altamente popular, criada por Anthony Horowitz – autor de mais de 40 livros e produtor executivo da série baseada nesta saga que, desde a sua estreia em 2000, já vendeu mais de 90 milhões de exemplares em 33 países.

A série destaca-se pela sua proximidade no que diz respeito à temática do livro, embora o formato televisivo prometa apresentar múltiplas novidades na estrutura da história.

Nesta saga acompanhamos as aventuras de Alex, aqui interpretado por Otto Farrant (“Guerra e Paz” ou “A Pesca do Salmão no Iémen”). Este adolescente de 14 anos é recrutado como espião para o MI6, uma espécie de correspondência britânica do norte-americano FBI.

O nosso jovem protagonista foi criado pelo seu tio. Depois de este morrer, Alex é confrontado com um destino para o qual tinha vindo a ser treinado sem se aperceber. A partir daí desenrola-se uma aventura fantástica marcada por uma constante acção, mas também pelo carácter familiar desta aventura empolgante.

A saga literária continua a ser publicada e o material para “Alex Rider” é assim bastante extenso. A primeira temporada da versão televisiva desta história é composta por 8 episódios e embora ainda não esteja em desenvolvimento a segunda temporada foi também já confirmada.

QUAL A HISTÓRIA DESTE JOVEM ESPIÃO? 

Alex Rider é um jovem Londrino treinado desde cedo para operar no perigoso mundo da espionagem. O jovem adolescente irá envolver-se em mistérios aparentemente impossíveis de resolver. Entre estes destaca-se o estranho caso da morte do seu tio, que Alex acaba por depressa reconhecer como mais do que um mero acidente.

No decurso da sua investigação Alex assume uma nova identidade e é enviado para um colégio interno nos Alpes franceses, onde investiga múltiplos fenómenos perturbadores que se desenrolam neste local destino a albergar jovens problemáticos. A sua vida nunca mais será a mesma, à medida que as suas acrescidas responsabilidades se vão evidenciando.

“Alex Rider” coloca a tónica no facto de que qualquer adolescente poderia ser Alex e ter a sua vida. Ele é um jovem como qualquer outro que se vê envolvido numa conspiração maior do que tudo o que conhecera previamente.

A série tem vindo a ser elogiada internacionalmente devido à sua fidelidade ao material de origem, conservando o melhor que o compõe e tornando esta narrativa familiar num produto menos infantil e aliciante para um público vasto. Esta primeira temporada retira algum material da primeira obra literária, “Stormbreaker” e acrescenta algum material próprio. Contudo, a grande maioria do seu arco narrativo baseia-se no segundo romance da saga – “Point Blanc”.


AXN Portugal/Angola