Assassinato em... | Mistério e homicídio na nova narrativa criminal do AXN White

Assassinato em...

“Assassinato Em…” é a nova aposta do AXN White e chega ao canal já no dia 1 de fevereiro, marcando o começo de 2021. Esta grande produção francesa, líder de audiências no seu país de origem, emite de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 14:15. 

“Assassinato Em…” mostrou quão poderosa é a sua fórmula ao emitir em França, entre 2014 e 2019, mais de 60 episódios, e tendo inclusive perspetiva de continuação num futuro próximo - estando previsto regressar para a sua nona temporada. Este drama criminal distingue-se devido à sua natureza antológica, onde cada caso é um caso, tratando cada episódio de uma temática distinta.

Cada episódio de 1h30min transporta os espectadores para uma nova cidade de França, evidenciando e incorporando na narrativa a beleza destes destinos. Claro que não só a localização muda. As personagens e a ação são sempre variáveis, com dois protagonistas por capítulo, não se observando personagens que tenham regressado para mais do que dois ou no máximo três episódios ao longo dos muitos anos de duração desta série de sucesso.

Esta narrativa criminal foca-se, como o nome indicada, não em qualquer espécie de crime, mas sempre em temáticas relacionadas com homicídios - muitas vezes encontrando conexões entre os crimes e eventos históricos do passado da França. Estes são capítulos longos, que se enquadram inclusive no formato do tele-filme, sempre capazes de corresponder às expectativas de quem vê, não estivessem os episódios repletos de pistas deliciosas e de referências a intrigantes ligações familiares, religiosas ou criminosas.

Como referido, esta série é um enorme sucesso de audiências em França. A sua base fiel de seguidores aproxima-se - em média -  os 4 milhões de espectadores  por episódio.

Para assinalar a chegada da série ao AXN White levantamos o véu sobre as temáticas centrais dos episódios da primeira e segunda temporadas da série, os quais poderão ser vistos nas primeiras semanas de emissão em fevereiro:  


Temporada 1: 

Episódio 1 - Assassinato Em Saint-Malo - No primeiríssimo episódio da série, uma Capitã da Polícia especializada em História do Crime investiga um cadáver encontrado na bela estância balnear de Saint-Malo, convencendo-se de que o caso poderá estar relacionado com pirataria.

Episódio 2 - Assassinato no País Basco Francês - Neste capítulo o corpo de uma mulher é encontrado numa cave perto do mar em Saint-Jean-de-Luz. A Capitã Marie Daguerre investiga o sucedido com o parisiense Comandante Becker, que depressa se revela ser o pai do suspeito principal do crime.

Episódio 3 - Assassinato Em Pyla - Aqui acompanhamos Elise, uma jovem sem qualquer memória da noite em que fugiu com a sua irmã Laura. No dia seguinte, Elise foi encontrada em choque e Laura dada como desaparecida. Passados quinze anos, o corpo de Laura é descoberto e Elise envolve-se numa investigação meticulosa e tenta recuperar as suas memórias.

Episódio 4 - Assassinato Em Rocamadour - Neste capítulo um homem é encontrado morto em Rocamadour, um grande ponto turístico francês, situado no topo das montanhas rochosas. Tudo parece indicar que esteve envolvido numa peregrinação com intuitos de procura de expiação. A investigação depara-se com uma inesperada reviravolta que depressa revela que nem tudo é o que parece...

Episódio 5 - Assassinato na Abadia de Rouen - Didier Mège é um Capitão da Polícia de regresso à sua cidade natal, Rouen, na região da Normândia. Voltou para tomar conta do pai doente, mas tem pouco tempo para se ambientar. Depressa é chamado pela Polícia quando um corpo é descoberto na Praça da Abadia. Para lá de todas as suas expetativas mais improváveis, Didier descobre que este homicídio está relacionado com segredos obscuros da sua família que remotam à Segunda Guerra Mundial.


Temporada 2: 

Episódio 1 - Assassinato Em Guérande - Tudo começa, no arranque desta segunda temporada, com Marie Daguerre, detetive que regressa para mais um episódio, a descobrir a cabeça decapitada de um homem dentro do caixão de uma jovem. Imediatamente estabelece uma relação entre esta cabeça e um corpo, ao qual faltava precisamente a cabeça, descoberto em Guérande.

Episódio 2 - Assassinato Em l'Île d'Yeu - Isabelle Bonnefoy, uma velejadora de renome, encontra-se no mar com o seu filho quando recebe um pedido de ajuda. Ao chegar ao local depara-se com uma cabeça sem corpo a flutuar na água.

Episódio 3 - Assassinato Em Étretat  - Étretat, uma comuna francesa pertencente à Normandia, tem estado em alvoroço desde que um corpo foi descoberto no fundo de um penhasco. Apesar de ter sido encontrada uma nota de suícidio, há suspeitas fortes que apontam para um crime. O falecido, Gilbert, tratava-se de uma personalidade local, tido como generoso e dedicado e aparentemente bem-amado.

Episódio 4 - Assassinato Em Carcassonne - Uma mulher é encontrada morta em frente a uma igreja, com a sua mão direita cortada. Para a Capitã Angélique Demange este homicídio significa uma investigação com o ex-marido que os leva até ao coração de um tesouro mitológico.

Episódio 5 - Assassinato Em Mont Ventoux - Episódio situado no deslumbrante Mont Ventor, nos Alpes Ocidentais. Acompanhamos Alexia, que regressa a casa para o funeral do tio. O seu regresso levanta muita suspeição, uma vez que há 25 anos atrás Alexia rejeitou uma lenda local, que afirmava existir um dragão maléfico na área. No dia seguinte a sua melhor amiga foi assassinada. Desde então que a população está certa que Alexia desafiou o temível dragão.


Estes são apenas alguns dos muitos episódios empolgantes de “Assassinato Em…”  que poderemos ver no AXN White a partir do dia 1 de fevereiro, nas tardes de segunda a sexta. 

AXN White