A Vida é um Carnaval, em fevereiro, com o AXN Movies

AXN Movies

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o AXN Movies propõe o ciclo "Anima a tua Realidade". Desta forma celebra o dia de Carnaval, que este ano acontece na terça-feira, dia 16. Apresentamos algumas curiosidades acerca desta programação especial. 

O ciclo temático de Cinema "Anima a tua Realidade: A Vida é um Carnaval" exibe filmes que apelam à celebração da vida, às paixões fortes, à vida, à festa - não fosse a vida um Carnaval.

A programação especial preenche grande parte dos dias 15 e 16 de fevereiro, com filmes repletos de cor, alegria, criaturas fantásticas e nostalgia relativamente à infância. Propomos agora explorar algumas curiosidades destes mundos muito característicos e falar também dos processos de produção destas obras.


HOTEL TRANSYLVANIA 2  - exibe segunda, 15 de fevereiro, às 10:35

"Hotel Transylvania 2", continuação do estupendo sucesso de "Hotel Transylvania", quase dispensa apresentações e é mais que indicado para abrir as festividades. A história do não-assim-tão temível Conde Drácula, da sua filha Mavis e de muitos outros vampiros e criaturas fantásticas marca presença obrigatória nesta Festa do Carnaval.

Esta história não só se enquadra na perfeição na lógica de uma festa de máscaras, como apela a valores universais para pequenos e graúdos: o valor da aceitação da diferença. Humano ou monstro, o que fica no final é o amor partilhado.

Deixamos algumas curiosidades acerca do segundo capítulo desta história sobre monstros simpáticos:

"Hotel Transylvania 2" passa-se sete anos depois dos eventos do primeiro filme. Neste momento, o Conde Drácula tem 539 anos e a sua filha Mavis conta 125 primaveras. Já Jonathan, o companheiro de Mavis, tem em comparação apenas 28 anos. Um tema recorrente nesta saga de filmes é fechar a longa-metragem com uma Festa de Aniversário e com uma música própria. Neste segundo capítulo foi composta pela girl-band Fifth Harmony a música "I'm In Love With a Monster".

Quando foi lançado, este tornou-se o filme mais lucrativo da carreira de Adam Sandler, a voz de Drácula no original, arrecadando 169 milhões de dólares na bilheteira dos EUA. Para além de representar um papel central, Sandler ainda co-produziu e co-escreveu a obra. Na versão original as vozes dos pais de Jonathan são interpretadas pelos atores de comédia Nick Offerman ("Parks and Recreation") e Megan Mullall ("Will and Grace"). Na vida real, estes dois atores são também casados.


OS GOONIES - exibe segunda, 15 de fevereiro, às 12:00

O primeiro dia deste ciclo comemorativo continua com um filme de aventura familiar. "Os Goonies" é uma narrativa de 1985, mas mantém hoje o mesmo encanto e a mesma capacidade transversal de encantar gerações. 

No filme Mikey e Brandon Walsh são dois irmãos que se veem forçados a sair do seu bairro para que ali seja construído um campo de golfe. Por muito que os jovens sejam contra esta decisão que lhes é imposta, seria necessário muito dinheiro para anular a construção. Mikey descobre um mapa de tesouro e decide procurá-lo com os seus amigos.. Será que vão encontrar o tal tesouro? 

Uma proposta aliciante para o Carnaval, uma data que sempre foi capaz de unir pequenos e graúdos. Deixamos algumas curiosidades acerca deste fenómeno fílmico:

- De acordo com o então jovem ator Sean Astin, foi-lhe permitido ficar com o mapa do tesouro utilizado no filme. Vários anos mais tarde, a sua mãe, a atriz oscarizada Patty Duke, encontrou o mapa. Pensando que era apenas um pedaço velho de papel deitou-o fora.

- O navio pirata do filme era verdadeiro, e foi aí que todas as cenas relacionadas com o mesmo foram gravadas. Depois de filmado foi oferecido ao elenco e equipa a hipótese de ficar com o gigante objeto. Ninguém o quis, por isso foi desfeito. O elenco não pôde ver o enorme navio pirata antes da cena ser gravada, pois o realizador Richard Donner estava empenhado em obter reações genuínas perante a sua grandiosidade. Quando o viu pela primeira vez, Josh Brolin soltou uma interjeição forte a cena teve que ser regravada.  

- 7 de Junho foi oficialmente declarado o dia dos Goonies pelo Mayor de Astoria, onde o filme foi gravado, por ocasião dos vinte e cinco anos desde o lançamento da obra.


PAN: VIAGEM À TERRA DO NUNCA - exibe segunda, 15 de fevereiro, às 13:45

Há algo que diga mais Carnaval do que uma viagem à sempre mítica Terra do Nunca?

Neste ciclo "Anima a tua Realidade: A Vida é um Carnaval", a interpretação do realizador Joe Wright desta história intemporal, interpretada aqui por atores como Levi Miller, Hugh Jackman ou Garrett Hedlund, remete-nos para um mundo confortável repleto de magia.

Peter é uma criança órfã de 12 anos, que vive num orfanato de freiras, em Inglaterra. A sua vida muda por completo, quando Peter e os amigos são levados por estranho piratas num navio voador. Peter e os amigos chegam à Terra do Nunca, um lugar mágico onde o terrível Barba Negra escraviza as crianças para que encontrem uma pedra preciosa que contém o pó de fada. É na Terra do Nunca que Peter conhece o Capitão Gancho e, juntos, criam um plano contra o Barba Negra para que todos passem a ser livres.

Aqui ficam algumas curiosidades acerca deste filme de 2015, uma reinvenção da narrativa de Peter Pan originalmente contida num romance lançado em 1911:

- A atriz Rooney Mara, que participou no filme, afirmou que as lutas de espadas foram filmadas com atores a usar espadas verdadeiras de madeira. Posteriormente, estas foram substituídas por espadas de aço com recurso a animação digital.

- Embora a ação do filme tenha sido gravada em estúdio, no Reino Unido, as cenas de beleza natural que podemos ver foram captadas em várias localizações no Vietname identificadas como Património Mundial pela UNESCO, como a caverna de Son Doong ou o Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang. Posteriormente as cenas capturadas no Vietname foram graficamente sobrepostas no filme.

- Para encontrar o ator certo para o papel de Peter, os produtores do filme fizeram castings no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália antes de encontrarem Levi Miller.

- O realizador Joe Wright fez este filme para o seu filho Zubin.


ERAGON - exibe a segunda, 15 de fevereiro, às 15:30 "Eragon"

Mais uma viagem a um mundo fantástico e cativante neste "Anima a tua Realidade: A Vida é um Carnaval" só no AXN Movies.

A produção norte-americana lançada em 2006 acompanha a vida do jovem Eragon. Este adolescente vê toda a sua realidade transformada ao encontrar uma pedra azul na floresta. A pedra é na realidade um ovo de dragão, e Saphira rapidamente se torna a sua protetora num universo encantado mas repleto de perigos. Um deles é o  maquiavélico rei de um Império. 

"Eragon" é um filme produzido a partir de um rico universo pré-existente e existe um mundo de curiosidades em seu torno:

- A obra baseia-se numa saga literária infanto-juvenil de enorme sucesso, escrita por Christopher Paolini e com primeiro livro lançado em 2002. O plano inicial seria adaptar os outros três livros da saga, com o realizador Stefen Fangmeier já vinculado aos próximos dois filmes. Contudo, e como acontece tantas vezes, os resultados de bilheteira acabaram por lançar esta ideia por terra. Não obstante o universo mágico e fascinante deste filme, foram contabilizadas mais de cinquenta diferenças de enredo entre as linhas narrativas do filme e do livro. Nomeadamente as habituais supressões de personagens, uma vez que o livro era bastante volumoso. Esta escolha criativa do realizador fez com que os muitos fãs do livro não abraçassem a obra cinematográfica.

- O lançamento desta longa-metragem pós salas de cinema marca um período de transição na História do Cinema. Foi o último grande filme de estúdio a ter edições em cassete lançadas nos Estados Unidos da América.


LABIRINTO - exibe segunda, 15 de fevereiro, às 17:10

O influente e transformativo músico britânico David Bowie deixou um legado imenso de contribuições artísticas. Apesar de ter mais alguns créditos no campo da representação obra alguma em que participou se compara ao seu enigmático papel em "Labirinto".

Nesta aventura familiar fantástica, na qual Bowie dá vida ao Rei Goblin Jareth, é nos apresentada a história de Sarah, uma jovem Jennifer Connelly,  e do seu irmão mais novo - Toby. A adolescente está a tomar conta do irmão, mas perante um ataque de choro deseja que o seu irmão seja levado pelo Rei Jareth. Rapidamente se arrende quando se apercebe que os seus desejos foram acatados e Toby foi levado pelo Rei Duende Jareth para a Cidade dos Duendes, que é um autêntico labirinto. Sarah terá agora de resgatar o seu irmãozinho antes da meia-noite.

Vários são os aspetos interessantes a considerar acerca dos segredos de produção deste musical no reino do fantástico:

- A coruja que surge na sequência inicial do filme foi gerada por computador. Esta é tida como uma das primeiras tentativas, senão a primeira tentativa, numa produção de Hollywood, no sentido de criar um animal realista recorrendo unicamente a CGI.

- Os muitos movimentos que Jareth faz com a sua bola de cristal não só truques de câmara ou efeitos especiais. Foram realizados pelo coreógrafo Michael Moschen, um grande malabarista. Moschen escondia-se atrás de Bowie e substituía os seus movimentos, fazendo tudo isto sem nenhum ecrã para rever a sua performance. Ou seja, a sua manipulação foi feita totalmente às escuras, tornando-se ainda mais impressionante. A sequência do número musical "Magic Dance" foi dirigida com recurso a mais de quarenta e oito marionetas, mais de cinquenta mestres de marionetas e oito pessoas em fatos de Goblin - tal como revelado por Brian Henson  num especial sobre a produção aparatosa e muito criativa do filme. Mais de cem pares de luvas de latex foram criadas para o número "Helping Hands" .


GREYSTOKE - A LENDA DE TARZAN O REI DA SELVA - exibe segunda, 15 de fevereiro, às 18:50

O final da tarde de 15 de fevereiro traz mais uma interpretação de uma aventura pertencente ao universo coletivo de inúmeras gerações - a Lenda de Tarzan. Desta vez uma versão bastante mais adulta e que coloca a ênfase na natureza metafórica.

Nesta versão de 1986 da história de Tarzan, um casal que viaja num navio vai parar ao meio de terras africanas depois de um naufrágio. Pouco tempo depois a mulher dá à luz, mas o seu bebé é raptado pelos primatas selvagens que por lá habitam. O rapaz cresce de acordo com as leis da selva, apurando os seus instintos mais primitivos. Quando é finalmente encontrado e levado para a civilização sente um enorme choque cultural.

Ficam alguns apontamentos acerca da produção:

- Apesar do título do filme conter a palavra "Tarzan", como forma de estimular reconhecimento junto do público, a personagem principal nunca é tratada por este nome durante a longa-metragem. É sempre apelidado de Lorde Greystorke ou John. O filme teve dois finais, o oficial e o alternativo. No alternativo Jane fugiu para a selva com John. Esta parte foi cortada durante a edição e não se sabe se ainda existe.

- A maquilhagem e efeitos dos símios custou 7 milhões de dólares num orçamento de 46 milhões no total - uma parcela bem significativa e que simboliza o bom trabalho de caracterização. Os fatos de macaco criados para o filme eram tão sofisticados que os atores que os usaram tinham inclusive extensões de braços incluídos nos mesmos. A ideia era que se adaptassem a andar, pendurarem-se e agarrarem objetos de acordo com as necessidades das cenas.


QUASE FAMOSOS - exibe segunda, 15 de fevereiro, às 21:10

Se o dia de 15 de fevereiro traz ao AXN Movies uma programação rica, que se faz de grandes aventuras fantásticas no reino da imagem real e da animação, a noite transforma as temáticas mas não o espírito comemorativo e de transgressão da realidade do quotidiano.

É isso que nos diz "Quase Famosos", um dos melhores filmes do realizador Cameron Crowe. Somos aqui transportados para o reino da música, das bandas e tournés e das suas famosas groupies da década desetenta. Kate Hudson entrega aqui a sua melhor performance, inclusive nomeada ao Óscar, pela representação da complexa groupie Penny Lane.

"Quase Famosos" situa-se precisamente nos anos 70 e conta a história de William Miller, um adolescente de 15 anos que entra no mundo do jornalismo musical. Apaixonado pelo rock, William tem a oportunidade da sua vida quando lhe é confiada a missão de fazer uma reportagem sobre a tournée do famoso grupo musical Stillwater. Esta aventura vai levá-lo a um novo mundo onde terá contacto com muitos músicos carismáticos, os seus produtores e managers e as suas apaixonadas seguidoras.

Este microcosmos do mundo verídico, tão longínquo da realidade do quotidiano assinala a primeira noite do "Anima a tua Realidade". Aqui ficam algumas curiosidades sobre a sua produção:

- Este é um retrato semi-autobiográfico da juventude do realizador. Na sua adolescência Crowe foi de facto um jovem jornalista de música para a Rolling Stone. Aliás, a personagem de Russell Hammond baseia-se em Glenn Frey da banda Eagles. Para parecerem uma banda real, os membros do grupo fictício Stillwater ensaiaram durante quatro horas por noite, cinco dias por semana, nas seis semanas que antecederam a gravação do filme.

- É comum grande parte das produções de Hollywood terem orçamentos musicais modestos. Com mais de cinquenta músicas incluídas, o orçamento para esta área da produção ultrapassou os três milhões e meio de dólares.

- A personagem Penny Lane baseia-se numa amiga real do realizador, Pennie Trumble ou "Pennie Lane", que trabalha na indústria musical há décadas. Esta é uma homenagem - de acordo com o realizador - à forma como esta empresária, envolvida na criação de algumas bandas, consegue iluminar qualquer sala.


ANGRY BIRDS O FILME - exibe terça, 16 de fevereiro, às 10:30

Chegamos ao segundo dia do ciclo e ao feriado facultativo do Carnaval. Para entreteter os mais novos, a programação "Anima a tua Realidade: A Vida é um Carnaval" continua com uma narrativa feita à medida das novas gerações. "Angry Birds o Filme", de 2016, é a aguardada adaptação de um popular jogo de telemóvel ao grande ecrã. 

Aqui se registam algumas informações sobre o fenómeno que conseguiu voar bem além dos pequenos ecrãs dos smartphones:

- Terrence, a personagem desempenhada pelo popular ator Sean Penn não tem diálogo ao longo do filme. Apenas faz ruídos e canta ópera.

- Ao contrário do que acontece no jogo, a equipa de animadores do filme decidiu dar às personagens braços e pernas. Isto para melhorar a fluidez dos seus movimentos e animação.

- Este foi o primeiro filme da Sony baseado num videojogo.

- O trailer original do filme marcou pela criatividade, estando repleto de trocadilhos e referências a filmes que têm porcos ou pássaros no seu nome.


SOZINHO EM CASA 2: PERDIDO EM NOVA IORQUE  - exibe terça, 16 de fevereiro, às 12:00

A programação continua com um filme situado no mundo real e não da fantasia, mas sempre perfeito para um dia reconfortante e divertido em frente à televisão.

Um ano depois de Kevin ser deixado sozinho em casa e ter enfrentado dois ladrões, este McCallister encontra-se acidentalmente preso em Nova Iorque e os mesmos ladrões não estão muito longe. Será que Kevin vai ter a capacidade de se livrar dos dois criminosos pela segunda vez sem estar num lugar que conhece como a palma da sua mão?

A produção deste enorme fenómeno de popularidade para toda a família esconde alguns segredos:

- Macaulay Culkin recebeu 4.5 milhões de dólares para protagonizar este filme, o maior salário de sempre - até então, ano de 1992 - para um ator com apenas onze anos.

- O frio que transparece nestas cenas de Natal em Nova Iorque era bem real. Foi revelado que múltiplas câmaras congelaram durante a produção uma vez que se registavam temperaturas muito baixas.

- O realizador, Chris Columbus, recorda que a produção gastou imenso dinheiro em neve falsa a cair sobre o Central Park. Imediatamente depois disso houve um nevão em Nova Iorque.

- A atriz Catherine O'Hara estava preocupada, pois sentia que a sua personagem não estava suficientemente preocupada em encontrar Kevin. Cenas adicionais foram acrescentadas ao filme para mostrar a sua consternação.


A FANTÁSTICA AVENTURA DO BARÃO - exibe terça, 16 de fevereiro, às 14:00

Festa da cor, luz e peripécias sem fim, não tivesse fantástica aventura no nome - "A Fantástica Aventura do Barão" encaixa-se na perfeição no espírito de celebração deste ciclo de Carnaval.

O filme, que conta com realização do Monty Python Terry Gilliam, é uma comedia sobre o Barão de Munchausen, um oficial alemão do século XVIII e um mentiroso inveterado. Enquanto tenta escapar da morte e encontrar os seus amigos, relembra histórias fantásticas e tenta salvar  a sua cidade do ataque dos turcos, entre outras aventuras.

Olhamos com um pouco mais de atenção para o que esconde esta produção de 1988: 

- Este foi o primeiro trabalho no cinema da atriz Uma Thurman. Contudo tendo em conta os atrasos de produção, não foi o primeiro filme em que participa a ser lançado. Pertence também a uma lista muito restrita de intérpretes deste filme que foram contratados logo na primeira audição.

- A Cidade da Lua do filme deveria ter sido contruída nos Estúdios Pinewwod. Sem dinheiro para tal, Terry Gilliam pegou nos desenhos dos supostos planos e colou-os num grande quadro. Os edifícios a duas dimensões foram depois movimentados no set. O resultado foi bizarro, mas concordante com a narrativa.

- O ator John Neville não conseguia ler nem comer devidamente enquanto estava a gravar. Isto porque o seu nariz prostético era gigante.

- Sting teve uma breve aparição no filme pois era na altura vizinho do realizador Terry Gilliam.


A PRINCESA PROMETIDA - exibe terça, 16 de fevereiro, às 16:05 

Esta é a história intemporal contada por um avô ao neto, acerca de uma aventura num conto de fadas pouco usual. Buttercup, uma jovem muito bonita, apaixonou-se por um camponês que pensa estar morto e acaba por se casar com um príncipe que não é encantado. Quando o camponês Westley descobre, planeia resgatar a sua amada e decidem fugir. Estes dois jovens unidos pelo amor verdadeiro vão enfrentar uma aventura cheia de peripécias com esperança de que ficarão juntos.

Este filme de 1987 não podia ser mais concordante com a festa das máscaras se considerarmos o seu universo mágico de conto de fadas. Mas que pequenas singularidades e detalhes podemos destacar no processo da sua produção? 

-  A longa-metragem teve uma nomeação aos Óscares pela sua música original "Storybook Love".

- A aventura de fantasia, pautada por gigantes e outras referências mágicas, foi maioritariamente gravada em Inglaterra.

- Haddon Hall foi o Castelo utilizado para o filme, um edifício que remota a antes de 1087 - tendo sido mencionado pela primeira vez num registo literário nesta data.

- "A Princesa Prometida" baseia-se no romance do escritor americano William Goldman, lançado pela primeira vez em 1973. O livro combina elementos como comédia, aventura, fantasia e drama, os quais se viram transportos para estes clássico de culto no Cinema.


SPACE JAM - exibe terça, 16 de fevereiro, às 17:40

A tarde carnavalesca continua com "Space Jam", obra que casa a animação dos Looney Tunes com a imagem real e o mundo do basquetebol na perfeição.

Confrontados com um grupo de pequenos extraterrestres que diz vir dominar o seu mundo, os Looney Tunes desafiam-nos para uma partida de basquetebol. O que o divertido grupo não esperava era a transformação dos “pequenotes” em gigantes cheios de músculos. A sua única salvação é a super estrela da NBA, Michael Jordan.

Este casamento entre o real e a pura imaginação esconde alguma trivia que merece ser apresentada:

- O site promocional do filme, lançado em 1996, ainda pode ser encontrado online inalterado desde esta década. Desta forma aceder a https://www.spacejam.com/ é uma viagem repleta de nostalgia. O filme marca a estreia da personagem Lola Bunny, interesse romântico de Bugs Bunny.


O GRANDE PEIXE - exibe terça, 16 de fevereiro, às 19:05

O ciclo temático "Anima a tua Realidade: A Vida é um Carnaval" no AXN Movies aproxima-se da sua conclusão a 16 de fevereiro com ”O Grande Peixe”, um filme no qual Tim Burton brinca com o conceito de memória e a sua natureza ilusória. Ainda no reino da fantasia, este final de tarde apresenta-nos uma proposta um pouco mais adulta.

No filme William Bloom regressa a casa para estar ao lado do seu pai moribundo, Edward. William ouve uma e outra vez as histórias da sua juventude, que tanto fascinaram os seus ouvintes ao longo de décadas, mas que para ele nunca tiveram interesse. Perante a escassez do tempo que lhes resta, William procura conhecer o pai através das suas aventuras apesar do enorme esforço para distinguir a realidade da fantasia.

Este pequeno tesouro na filmografia de Tim Burton tem muito que se lhe diga:

- A maquilhagem da Bruxa demorou, em todos os dias de filmagem da personagem, mais de cinco horas a aplicar.

- Este foi o primeiro projeto americano da atriz francesa Marion Cotillard, uma entusiasta fã de Tim Burton.

- Tim Burton ficou com o boneco de ventríloquo utilizado na sequência de guerra. Está em sua casa e chama-se Lang.

- A mencionada cidade de Ashton, no Estado de Alabama, onde decorre parte da ação do filme, é na realidade parte Wetumpka e parte Prattville. Estas duas cidades reais foram combinadas e tratadas como se fossem apenas uma.


21: A ÚLTIMA CARTADA - exibe terça, 16 de fevereiro, às 21:10

Dizemos adeus ao ciclo numa nota mais adulta, e com um filme que evoca a imagem perfeita para um Carnaval mais adulto - uma noite no Casino.

"21: A última cartada" é um filme inspirado em jovens reais, estudantes do MIT versados em matemática, que ganharam milhões a contar cartas nos casinos de Las Vegas. O protagonista Ben Campbell é um rapaz tímido e inteligente que não tem dinheiro para pagar as propinas da faculdade e decide tentar a sua sorte com as cartas.

Como foi a preparação e produção do filme?

- Apesar de se situar no ano de 2007/8, quando saiu o filme, o enredo baseia-se em equipas de estudantes do MIT que estiveram envolvidos nesta atividade entre 1979 e 1994. Alguns destes estudantes serviram até como consultantes no filme, enquanto os atores treinavam em Las Vegas. Contudo, não tiveram autorização de intervir nas jogadas propriamente ditas, em ambiente real de Casino. Estudantes da Universidade Boston foram usados como figurantes nas cenas de sala de aula.

O casting do filme levantou alguma polémica, uma vez que a grande maioria dos estudantes reais que inspiraram o filme eram asiáticos. A controvérsia surgiu pois a maioria do elenco foi preenchido por atores brancos. O protagonista escolhido foi o ator inglês Jim Sturgess, que precisou inclusive de aulas de dialeto para melhorar o seu sotaque americano.

O ciclo "A Vida é um Carnaval" promete animar a realidade dos nossos dias em fevereiro, nos dias 15 e 16 de fevereiro - em exclusivo no AXN Movies!

AXN Movies