Perception

Perception

Perception-noticia

No mês em que o AXN celebra o 10º aniversário de emissões em Portugal, o canal oferece ao mercado nacional várias estreias exclusivas que reforçam o objectivo que sempre norteou os canais da Sony Pictures Television (SPT) no nosso país: a qualidade de conteúdos. De que é exemplo Perception, série que agora apresentamos, uma das grandes estreias do AXN no mês em que se completam 10 anos de emissão em Portugal.

Na próxima Segunda-feira 5 de Novembro, pelas 21h30, chega em exclusivo ao AXN a série Perception, produção da ABC que tem como protagonista Eric McCormack, actor canadiano que ficou conhecido entre nós no papel de Will da série de humor Will & Grace. Perception foi criada pelo produtor executivo Ken Biller (Star Trek: Voyager, Smallville) e pelo co-produtor executivo Mike Sussman (Star Trek: Entreprise), contando ainda com o próprio Eric McCormack na produção da série. Alan Poul (Sete Palmos de Terra) assinou a realização e produção do episódio-piloto da série. Perception é uma das grandes estreias do AXN no mês em que se completam 10 anos de emissão em Portugal.

Perception conta-nos a história do excêntrico Dr. Daniel Pierce, um dos mais brilhantes especialistas em distúrbios neurológicos, que é também Professor Universitário e ao mesmo tempo sofre de esquizofrenia paranóide. Pierce é consultor do FBI para determinados casos complexos cujos crimes parecem ter sido cometidos por pessoas com distúrbios mentais. Com um conhecimento profundo do comportamento humano e um entendimento magistral da mente humana, esta personagem peculiar retira lições fundamentais do “mundo” onde vive para resolver crimes hediondos.

A mente de Pierce é brilhante, mas está também muito danificada. Ele debate-se permanentemente com alucinações e delírios provocados pela sua esquizofrenia paranóide. Estranhamente, Daniel considera algumas das suas alucinações um dom. São elas que, ocasionalmente, lhe permitem fazer ligações que o seu consciente ainda não processou. Noutras ocasiões, funcionam como uma maldição, levando-o a ter um comportamento irracional e potencialmente perigoso de diversas formas.

A sua condição mental e, por consequência, o seu comportamento errático acabam por lhe trazer dificuldades nas relações de amizade e íntimas que ele tanto deseja. Ele sente-se no seu “habitat” natural quando está a resolver puzzles intrincados ou a descodificar mensagens. Mas em situações menos familiares fica muitas vezes surpreendido e apenas a sua música favorita – clássica – e as palavras cruzadas têm o poder de lhe devolver a calma de que necessita...

A completar o elenco temos Rachael Leigh Cook no papel de Kate Moretti, uma agente do FBI e ex-aluna de Pierce que lhe pede com alguma regularidade ajuda para resolver determinados casos. Ao contrário de outras pessoas, Kate pretende tirar partido das peculiaridades de Pierce em vez de o ostracizar. Da vida de Daniel Pierce faz também parte Max Lewicki (Arjay Smith), o seu assistente na faculdade. A sua principal função é manter Pierce “na linha” e funcional, quer isso signifique ter que classificar os testes dos alunos ou mesmo organizar o seu guarda-roupa no dia-a-dia. Já Natalie Vincent (Kelly Rowan) é a melhor amiga de Pierce e a sua melhor cúmplice intelectual. E por fim LeVar Burton aparece diversas vezes como actor convidado, no papel de Paul Haley, Reitor da Universidade e amigo de Pierce.

Estreia: Segunda 5 de Novembro às 21h30
Emissão: Segundas às 21h30
Redifusões: Terças às 6h40 e 19h40; Sábados às 20h20
Especial “3 em 1”: Sábado 24 de Novembro a partir das 18h40;
Domingo 25 de Novembro a partir das 14h25 (emissão dos 3 primeiros episódios da temporada)

ERIC MCCORMACK
DANIEL PIERCE

Eric McCormack nasceu em Toronto, Canadá, e conta com uma vasta experiência de Teatro no seu país de origem, incluindo as cinco temporadas em que participou no Festival Stratford. Debutou mais tarde na Broadway, com o papel principal em The Music Man, participou na estreia de Some Girl(s) de Neil LaBute e na primavera passada esteve em cena em Nova Iorque para protagonizar, ao lado de James Earl Jones e Angela Lansbury, a obra de Gore Vidal The Best Man.

O trabalho de McCormack no cinema inclui títulos como Alien Trespass, o filme de culto Free Enterprise; My One and Only, ao lado de Rene Zellweger; e The Sisters, filme pelo qual Eric e Maria Bello obtiveram o prémio de Melhor Actor e Melhor Actriz no Festival de Cinema de Atlanta. Os seus trabalhos mais recentes são Barricade e Knife Fight, no qual trabalha com Rob Lowe.

Em televisão, McCormack protagonizou inúmeras séries, mini-séries e telefilmes nos últimos 20 anos. Entre os seus trabalhos mais destacados estão The Andromeda Strain, Borrowed Hearts, Trust Me; o seu papel como protagonista em Who is Clark Rockefeller?; ainda The New Adventures of Old Christine; e duas temporadas como Clay Mosby na série Lonesome Dove: The Outlaw Years.

No entanto, foi o seu papel como Will Truman nas oito temporadas que protagonizou de Will & Grace – sitcom da NBC vencedora de vários Emmy Awards –, que acabou por dar a McCormack um Screen Actor’s Guild Award, cinco nomeações para os Golden Globe Awards e o Emmy Award pelo seu trabalho como um dos protagonistas da série, não esquecendo, obviamente, o consequente reconhecimento internacional. Antes de protagonizar e co-produzir Perception, McCormack co-produziu a série Lovespring International e o episódio-piloto de Imperfect Union.

McCormack participou no programa Saturday Night Live e nos prémios do canal VH-1 e cantou o hino nacional no All-Star Game da NHL. Em 2012, recebeu uma “estrela” no Passeio da Fama do Canadá. Actualmente, divide o seu tempo entre Los Angeles e Vancouver com Janet, sua mulher há 14 anos, e o seu filho Finnigan.

Anúncio