AXN Movies | Passagem de Ano com febre dos anos 90

axn movies

Depois de um Natal marcado por grandes obras lançadas durante os anos 80, avançamos uma década no final de ano para podermos ver, no AXN Movies, algumas das melhores longas-metragens dos inesquecíveis 90s.

Percorremos agora a programação carregada e rica para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, num ciclo que promete uma passagem de ano mais calma que o habitual mas ainda assim repleta de emoções forte. 

31 DE DEZEMBRO 

  • 7H45 - "SPACE JAM" (1996)

de Joe Pytka com Michael Jordan, Wayne Knight, Theresa Randle

Este clássico que mistura imagem real e animação, lançado em 1996, continua a ser um dos mais assinaláveis filmes para toda a família. "Space Jam" é uma comédia bem humorada e que sobrevive, sem abalos, ao teste do tempo. Prova disso é "Space Jam: A New Legacy", a muito aguardada sequela a lançar em 2021 que contará com grandes astros do basquetebol, como LeBron James ou Anthony Davis.

A aventura original abre este ciclos de cinema no dia 31 de dezembro, logo pelas 7h43. Nesta história, Bugs Bunny tenta vencer um jogo de basquetebol contra monstros extraterrestes. Para isso, procura a ajuda do campeão reformado Michael Jordan.

 

  • 9h00 - "MULHERZINHAS" (1994) 

de Gillian Armstrong com Susan Sarandon, Winona Ryder, Kirsten Dunst

 "Mulherzinhas" é uma história incontornável, num dos maiores clássicos da literatura norte-americana. Há quem diga que foi o livro de Louisa May Alcott, lançado em 1868, que inaugurou não oficialmente o género literário para jovens adultos (as ditas narrativas infanto-juvenis).

Na passagem de ano de 2020 para 2021, o AXN Movies exibe uma das mais queridas adaptações deste livro, a de 1994, realizada por Gillian Armstrong ("Charlotte Gray", "As Quatro Irmãs") e protagonizada por uma jovem Winona Ryder ("Stranger Things", "Eduardo Mãos de Tesoura") no papel central de Jo March.

Esta história, situada durante o período da Guerra Civil Norte-Americanas, tem como pando de fundo a pobreza provocada pelo conflito mas foca-se antes na jornada de crescimento de quatro irmãs sonhadoras e no retrato de um lar repleto de amor, não obstante os desafios da época.

 

  • 11h00 - "MICHAEL COLLINS" (1996) 

de Neil Jordan com Liam Neeson, Aidan Quinn, Julia Roberts

 A manhã continua, desta vez com uma longa-metragem para os mais crescidos. Esta narrativa britânica do género dramático recupera a vida de Michael Collins, que aqui é intepretado por Liam Neeson ("Taken").

Michael foi uma importante figura histórica na História da independência da Irlanda. Esta personagem história real liderou o combate do Exército Republicano Irlandês, ou IRA, contra o Reino Unido, ajudando a criar um estado independente. Foi ainda o líder do Exército Nacional na Guerra Civil das Irlandas.

 

  • 13h10 - MANOBRAS NA CASA BRANCA (1997)

de Barry Levinson com Dustin Hoffman, Robert De Niro, Anne Heche

Os temas mais adultos e com cunho histórico continuam no dia 31 de dezembro a marcar a programação do AXN Movies com "Manobras na Casa Branca", ou "Wag the Dog", uma comédia dramática política.

O filme conta com as notáveis prestações centrais de Dustin Hoffman ("O Caçador") e Robert De Niro ("O Padrinho"). A história explora um escândalo político presidencial que coloca a reeleição em causa. De forma criativa, o assessor do presidente decide contactar um produtor de Hollywood para simular uma guerra na Albânia, de forma a que o Presidente possa intervir no conflito armado e limpar a sua imagem.

 

  • 14h50 - "MAGNOLIA" (1999) 

de Paul Thomas Anderson com Philip Seymour Hoffman, Juliane Moore, John C. Reilly

 Paul Thomas Anderson, realizador de grandes obras como "Linha Fantasma" ou "Haverá Sangue", marca presença neste especial de passagem de ano com uma das suas longas-metragens mais essencais - "Magnolia".

Esta narrativa feita de histórias entrelaçadas toca diversas temáticas transversais e intemporais como amor, traição, solidão ou redenção. Esta crítica acérrima à sociedade norte-americana valeu ao realizador, tipicamente conhecido na cultura popular apenas pela sigla PTA, uma nomeação ao Óscar para Melhor Argumento Original. Recebeu anda indicações de Melhor Ator Secundário (Tom Cruise) e Melhor Canção Original com "Save Me" de Aimee Mann.

 

  • 17H50 - "CONTACTO" (1997) 

de Robert Zemeckis com Jodie Foster, Matthew McConaughey, Jena Malone

 Dos filmes familiares, passando pelos dramas, esta programação eclética para agora para o reino da ficção científica com uma obra de um dos grandes mestres deste género. "Contacto", de 1997, é uma longa da autoria Robert Zemeckis, responsável por enormes marcos da cultura cinematográfica como a saga "Regresso ao Futuro" ou "Forrest Gump".

"Contacto" baseia-se numa obra literária da autoria de Carl Saga e conta a história da cientista Ellie Arroway (Jodie Foster), que recebe um sinal misterioso para construir uma máquina. À medida que a constrói, surgem um conjunto de questões às quais ninguém consegue dar resposta...

 

  • 20h15 - "LINHA MORTAL" (1990) 

de Joel Schumacher com Kiefer Sutherland, Julia Roberts e William Baldwin

 "Linha Mortal" ou, no original, "Flatliners", é um filme de suspense/fição científica da autoria de Joel Schumacher ("O Fantasma da Ópera"). A obra de 1990 inicia a noite da passagem do ano com a sua popular história sobre um grupo de universitários que decidem tentar compreender o que existe para além da morte, realizando experiências científicas que lhes permitam levantar o véu entre o reino dos vivos e dos mortos.

Depois de declarados mortos, os protagonistas passam por experiências traumáticas antes de serem reanimados, neste que é um jogo arriscado e capaz de colocar as suas vidas em risco. A popularidade desta narrativa é notável, tendo sido novamente adaptada ao cinema em 2017 com um filme protagonizado por Elliot Page, Nina Dobrev ou Diego Luna. Contudo, a versão dos anos 90, que podemos ver no dia 31, continua a ser, de longe, a mais conceituada.

 

  • 22h15 - "DRÁCULA DE BRAM STOKER" (1992) 

de Francis Ford Coppola com Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins

 Há 28 anos atrás, o grande Francis Ford Coppola ("O Padrinho", "Apocalypse Now") realizou uma das narrativas mais populares do cinema no que diz respeito à lenda do Conde Drácula, aqui interpretado por um excêntrico e exímio Gary Oldman ("Harry Potter", "A Hora Mais Negra").

O conto gótico é contado com particular paixão, à medida que o Conde disputa a atenção romântica de Mina Murray (Winona Ryder) com o jovem advogado Jonathan Harker  (aqui interpretado por Keanu Reeves). Este clássico fecha a programação de dia 31 mesmo a tempo do início de 2021.

 

1 DE JANEIRO

  • 00h20 - "ADEPTO FANÁTICO" (1996)

de Tony Scott com Robert De Niro, Wesley Snipes, Ellen Barkin

O ano de 2021 arranca no AXN Movies com o pé direito, com a exibição de "Adepto Fanático", um dos muitos papéis extraordinários de Robert De Niro, que surge como repetente neste ciclo.

Aqui, o astro de Hollywood dá vida a Gil Renard. Gil tem um temperamento particularmente difícil, o que levou ao final do seu casamento e dificultou também a relação que mantém com o seu filho. Refugia-se, por isso, no seu desporto favorito, o basebol.

Quando o seu ídolo, o jogador Bobby Rayburn (Wesley Snipes),  se muda para a equipa da sua cidade, Gil parece achar que a sua sorte mudou. Contudo, Bobby está a ter a sua pior temporada de sempre e Gil é incapaz de aceitar esta realidade, intrometendo-se na vida do jogador e passando todos os limites...

 

  • 02h15 - "LOBO" (1994)

de Mike Nichols com  Jack Nicholson, Michelle Pfeiffer, James Spader

A noite de Passagem de Ano continua madrugada a dentro, desta vez com o policial "Lobo". Jack Nicolson é Will Randall, um editor sem sorte nenhuma que depois de ver o seu casamento desmoronar-se ainda se vê ultrapassado por um colega mais jovem no trabalho.

Um dia, enquanto passa numa zona rural, Will atropela acidentalmente um lobo. Quando sai da viatura para ver se está tudo bem com o animal é mordido e, a partir daí, tudo muda na sua vida a partir do momento em que o seu lado mais animalesco começa a vir ao de cima...

 

  • 8h37 - "HOOK" (1991) 

de Steven Spielberg com Dustin Hoffman, Robin Williams, Julia Roberts

Ainda durante o primeiro dia do ano, uma sexta-feira, voltamos ao reino da aventura e fantasia com mais um conto para ver em família. Dustin Hoffman e Julia Roberts voltam a este ciclo de cinema muito bem acompanhados de Robin Williams para um conto familiar perfeito para um início de 2021 em família.

Regressamos uma vez mais ao rico imaginário de Peter Pan  (Williams) quando o Capitão Gancho (Hoffman) rapta os filhos de um Pan já adulto. Peter Pan terá, depois de muito tempo no mundo real, voltar à Terra do Nunca, relembrar as aventuras da sua juventude e enfrentar o seu inimigo para conseguir salvar a sua família.

 

  • 10h50 - "SETE ANOS NO TIBETE" (1997) 

de Jean-Jacques Annaud com Brad Pitt, David Thewlis, BD Wong

Com "Sete Anos no Tibete", drama biográfico de Jean-Jacques Annaud, encontramos um Brad Pitt jovem na década que o catapultou para a fama em filmes como "Se7en - Sete Pecados Mortais" ou "Entrevista com o Vampiro".

Esta obra baseia-se na vida de Heinrich Harrer, alpinista austríaco que tentou subir ao Nanga Parbat, tendo a sua aventura sido interrompida por uma explosão no âmbito da Segunda Guerra Mundial. Levado para um campo da concentração, aí começou uma aventura dramática através das montanhas , marcada por evasões, viagens, proibições e perigos. O ponto de viragem da narrativa acontece quando Harrer se torna amigo do Dalai Lame e começa a confrontar os seus traumas.

 

  • 13h02 - "TIN CUP" (1996) 

de Ron Shelton com Kevin Costner, Rene Russo, Don Johnson

A programação do primeiro dia de 2021 continua num tom mais alegre com a comédia "Tin Cup", que retrata a carreira de um brilhante ex-jogador de golfe com tendência para tomar péssimas decisões. Entre rivalidades e paixões, encontramos Roy num momento determinante e transformativo da sua vida.

A competir no U.S Open, o amor é a motivação necessária para que este antigo jogador ( interpretado por Kevin Conster) consiga finalmente vencer o torneio.

 

  • 15h17 - "JERRY MAGUIRE" (1996) 

de Cameron Crowe com Tom Cruise, Cuba Gooding Jr., Renée Zellweger

No seguimento da mesma linha segue-se no AXN Movies o filme "Jerry Maguire", da autoria de Cameron Crowe, um realizador com uma particular aptidão para a criação de comédias (com um toque de dramas) envolventes como a absoluta referência do cinema adolescente "Não Digas Nada" ou o memorável drama sobre grouppies "Quase Famosos".

Já "Jerry Maguire", protagonizado por Tom Cruise, é considerado por muitos uma das melhores comédias dramáticas da década de 90, encaixando na perfeição nesta lista. O filme acompanha a história de um agente desportivo no meio de uma crise de consciência e que, com o apoio de uma nova paixão e de um único cliente sobrante, volta a tomar conta do seu destino.

 

  • 17h17 - "PLEASANTVILLE - A VIAGEM AO PASSADO" (1997)

de Gary Ross com  Tobey Maguire, Jeff Daniels, Joan Allen

Este dia inaugural de 2021 continua com uma longa-metragem de mais um mestre da comédia, Gary Ross (o realizador é responsável por filmes como o clássico "Big" ou o recente "Ocean's 8").

Em "Pleasantville", filme com um inventivo e apreciado argumento, vê dois irmãos a serem transportados para o mundo de uma série de televisão. Não fosse isso suficientemente insólito, a série em causa pertence aos anos 50 e é a preto e branco, precisamente o conteúdo televisivo que o solitário David Wagner (Tobey Maguire) tanto apreciava ver para se distrair dos seus problemas.

 

  • 19h17- "MARIDOS E MULHERES" (1992) 

de Woody Allen com Woody Allen, Mia Farrow, Sydney Pollack

O mestre da neurose regressa ao AXN Movies com um dos seus grandes marcos "Maridos e Mulheres", filme que co-protagoniza com a sua ex-mulher Mia Farrow ("O Grande Gatsby"). Na narrativa, dois casais de amigos transformam as dinâmicas das suas próprias relações depois do anúncio do divórcio de um dos pares.

Fortes tensões matrimoniais percorrem esta comédia dramática que valeu a Woody Allen, em 1993 , uma nomeação ao Óscar de Melhor Argumento Original.

 

  • 21h10- "O REI PESCADOR" (1991) 

de Terry Gilliam com Jeff Bridges, Robin Williams, Adam Bryant

 Voltamos, uma vez mais, no primeiro dia de 2021, ao reino da fantasia com esta comédia dramática realizada pelo irreverente e revolucionário Terry Gilliam (membro dos Monty Python, argumentista  e realizador da distopia "Brazil" ou da comédia semi-biográfica "Delírio em Las Vegas").

"O Rei Pescador" segue a história de Jack Lucas. Lucas foi em tempo apresentador de um talk show numa rádio nova iorquina, mas depois de entrar numa enorme espiral depressiva perdeu a sua carreira. Três anos depois, o seu único apoio emotivo e financeiro é a sua namorada Anne, nesta que é uma importante história sobre saúde mental, um tema algo marginal nos anos 90.

 

  • 23h32 - "SEVEN – SETE PECADOS MORTAIS" (1995)

de David Fincher com Brad Pitt, Morgan Freeman e Gwyneth Paltrow

Falando em papéis marcantes desempenhados por Brad Pitt nos anos 90, "Se7en", um dos mais filmes mais fortes de David Fincher ("Mank", "A Rede Social"), exibe na primeira noite de 2021. Este thriller intenso acompanha a história de dois polícias que procuram apanhar um assassíno em série que se encontra a matar pessoas como forma de purgar a sociedade dos seus sete pecados mortais.

 

  • 1h39 - AMOR E MENTIRAS (1995)

de Lasse Hallström com Julia Roberts, Dennis Quaid

Depois de um filme tenso, marcado por momentos angustiantes ("Se7en"), a programação continua na madrugada de dia 2 de janeiro com uma das grandes rainhas  inegáveis dos anos 90 - Julia Robers. Aqui, é Grace, uma mulher revoltada depois de descobrir as infidelidades do seu marido.

Revoltada, Grace começa a questionar tudo o que a rodeia, inclusive as relações e pessoas que definiam os seus padrões de autoridade. Esta inteligente comédia familiar valeu ainda à atriz Kyra Sedgwick ("Brooklyn Nine-Nine") uma nomeação ao Globo de Ouro.

 

  • 3h22- CÃES DANADOS (1992)

de Quentin Tarantino com Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen

Este ciclo de Passagem de Ano (e carta de amor aos anos 90) termina, já no dia 2, num tom explosivo com a obra inaugural da carreira do grande Quentin Tarantino. "Revervoir Dogs", ou no português, "Cães Danados", explora a história de seis criminosos que se preparam para um grande assalto que tem tudo para correr bem...ou extraordinariamente mal.

"Cães Danados" é o 89º filme mais popular da plataforma Internet Movie Data Base e continua a ser um clássico inesquecível na filmografia curta mas rica de Tarantino.

AXN Movies